Arranjos de flores para ocasiões especiais: como fazer?

A primeira dica para quem pretende trabalhar com arranjos de flores, seja para a produção própria ou para a comercialização, é utilizar flores de boa qualidade e...

Com muita inspiração, capricho, zelo, e cuidado é possível desenvolver os seguintes trabalhos para celebrar eventos especiais: bouquet, ramalhete, arranjos para eventos e arranjos para Igreja

 

A primeira dica para quem pretende trabalhar com arranjos de flores, seja para a produção própria ou para a comercialização, é utilizar flores de boa qualidade e prepará-las adequadamente, fazendo com que o trabalho dure muito mais. Segundo Orlene Lopes Campos Siqueira, professora do Curso a Distância CPT Treinamento de Florista, “Com muita inspiração, capricho, zelo, cuidado e grande amor pelo que se faz, é possível desenvolver os seguintes trabalhos para celebrar eventos especiais: bouquet, ramalhete, arranjos para eventos e arranjos para Igreja”.

1. Bouquet



- Prepare as flores para colocar no bouquet, retirando as folhas secas e as folhas da parte de baixo da haste.
- Em espécies como o solidago, cujas folhas amarelecem rapidamente, retire todas as folhas, para aumentar a durabilidade do arranjo.
- Selecione as melhores flores, com as hastes mais longas e retas.
- Acerte o tamanho das hastes de todas as flores, para que fiquem mais ou menos do mesmo tamanho.
- Comece a montagem do bouquet pela flor principal, fazendo um X com duas hastes. Com uma terceira haste, prenda o X.
- Ao colocar as flores e folhas, vá girando a mão, colocando-as de todos os lados, de forma a fazer uma espiral com as hastes.
- Para fazer um arranjo redondo, coloque todas as flores na mesma altura.
- Ao terminar a montagem do bouquet, apare todas as hastes para que fiquem do mesmo tamanho.
- Faça um teste: coloque o bouquet sobre uma superfície. Se ficar de pé, é sinal de que a espiral está bem feita.
- Para finalizar, amarre as hastes e envolva o bouquet com um papel apropriado.

2. Ramalhete



O ramalhete é montado, a partir do preparo da base, seguindo as mesmas regras de outros tipos de arranjo:
- Primeiro, coloque folhas em forma de espiga, para dar a altura máxima.
- Coloque outro tipo de folha, fazendo a base do arranjo, formando um espaço para colocar as flores, como se fosse uma proteção verde.
- Em um nível intermediário, coloque as flores com formato multidirecional.
- No nível mais baixo, se houver, coloque as flores redondas.
- Para que o arranjo fique mais bonito, coloque as flores em formato de espiga, ou multidirecionais, todas viradas para o mesmo lado.
- Após verificar se as flores e folhas estão no lugar adequado, amarre o arranjo.
- Acerte o tamanho das hastes, cortando as mais compridas, lembre-se de deixar mais longas as hastes das flores, que foram colocadas na camada mais baixa do arranjo. Dessa maneira, todas as hastes ficarão suficientemente longas para serem colocadas num vaso com água.

3. Arranjos para eventos



Congressos, seminários, palestras, formaturas são eventos em que, normalmente, é requisitada a atuação de floristas para confecção dos arranjos florais, usados na decoração. Arranjos típicos para esses eventos são os de coluna, para pé-de-mesa, para mesa de conferência e para púlpito.

- Os arranjos em coluna são usados próximos à porta de entrada do evento. Devem ser arranjos grandes e vistosos. Flores tropicais e outras bem coloridas são uma boa opção para serem usadas na composição, pois chamam bastante a atenção.
- O arranjo de pé-de-mesa é colocado no chão, em frente à mesa de conferência. A altura máxima que deve ter esse tipo de arranjo é de 70 cm, que é a altura da mesa. Se ficar mais alto, vai incomodar a plateia.
- O arranjo para colocar em cima da mesa de solenidade deve ser bem baixo, para não atrapalhar a pessoa que vai sentar-se atrás dele. Nesse tipo de arranjo, é melhor trabalhar com cores mais vivas, e flores bem imponentes, como as flores tropicais, que chamam bastante atenção, sem precisar colocar grande quantidade de flores. Outra preocupação para confeccionar esse tipo de arranjo é não colocar flores que tenham perfume, porque pode haver alguém alérgico.

4. Arranjos para Igreja



A decoração de igrejas usualmente é feita para celebrar casamentos, mas também pode ser feita para outras ocasiões especiais. Normalmente, são usados arranjos em coluna, colocados próximos à entrada, arranjos para o corredor, para o altar e para o presbítero ou pedestal. Tradicionalmente, são usados arranjos com flores brancas para casamentos, mas nada impede que sejam usadas rosas vermelhas ou outras cores vibrantes, se os noivos assim desejarem. Geralmente, empregam-se as mesmas flores para preparar todos os tipos de arranjos, que serão usados em uma ocasião, para dar unidade à decoração.

No caso de arranjos para decoração de casamento, é preciso pensar em como eles sairão nas fotos, pois o registro em fotografias é uma parte muito importante do casamento. Nas fotos, as áreas somente com folhas verdes aparecem como uma sombra escura, como se fosse um espaço vazio. Por isso, recomenda-se colocar flores de cor clara junto com as folhas verdes. O arranjo para o altar deve ser pequeno, para ser colocado na parte da frente da mesa, de forma a não atrapalhar o padre. Pode ser feito, inclusive, com elementos pendentes, para ser colocado na beirada da mesa. O arranjo para púlpito é para ser visto só de frente, pois fica encostado na parede. No entanto, é preciso fazer o acabamento na parte de trás, colocando folhas para fazer a cobertura de base.

Conheça os Cursos CPT, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 18-10-2016

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.