Confecção de roupas: estabelecendo parcerias e terceirizações

Muitas indústrias estabelecem parcerias com outras indústrias e, dessa forma, terceirizam parte da produção. “Numa confecção, várias etapas do processo de produção...

 Confecção de roupas: estabelecendo parcerias e terceirizações   Artigos Cursos CPT


 

Muitas indústrias estabelecem parcerias com outras indústrias e, dessa forma, terceirizam parte da produção, trazendo-lhes muitas vantagens competitivas

Muitas indústrias estabelecem parcerias com outras indústrias e, dessa forma, terceirizam parte da produção. “Numa confecção, várias etapas do processo de produção podem ser terceirizadas, gerando várias vantagens, como maior produtividade e preço”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT a Distância Como Montar e Administrar uma Confecção de Roupas. 

I. Produtividade

A produtividade é maior. As pessoas que trabalham em casa acordam muito cedo, não precisam pegar condução para chegarem à empresa e o seu horário de almoço é menor. Como ganham por produtividade, elas normalmente acordam mais cedo do que o horário formal de uma confecção e trabalham até mais tarde. Passam o maior tempo que elas conseguem dentro da capacidade de cada uma, buscando produtividade e ganhando com a produtividade.

II. Preço

Outra questão é o preço. Para o empresário, é mais barato trabalhar com pessoas fora da empresa em função dos encargos sociais e das despesas que se tem com funcionários. Funcionários formais devem receber vale transporte, o lanche, o fundo de garantia e o INSS. Os profissionais autônomos pagam os seus próprios encargos. Concluindo, esses são dois motivos importantes para se trabalhar com serviços terceirizados. A produtividade é maior e o custo o menor que se consegue.

III. Diversificação

Muitas indústrias usam o conceito de facção, de parceria ou de terceirização. A facção é o conceito mais comum. O que significa facção? Eu desenvolvo um processo produtivo, eu corto o molde, costuro e terceirizo o acabamento, por exemplo, da minha roupa. Transfiro para outra empresa a finalização da roupa. Dessa forma, eu diminuo o meu processo produtivo, o meu ciclo produtivo, e tenho como meu principal benefício, o aumento da escala. Eu consigo produzir mais em menos tempo, com diminuição do custo. E a possibilidade de diversificar a minha produção, produzindo peças diferenciadas e lançando essas peças numa velocidade maior. Gasta-se menos tempo de produção.

Enfim, a terceirização traz muitos benefícios. Entre os principais, a diminuição de custos de produção. Se você estabelece um bom contrato com a empresa terceirizada, os custos realmente diminuem. Segundo e muito importante: a diminuição do ciclo produtivo que faz com que o seu produto chegue mais rapidamente no mercado. Bem, mas nem tudo é paraíso na era da terceirização. Pode acontecer de o seu produto inovado, aquele que está pra ser lançado no mercado, ser copiado pelo concorrente. Simplesmente, porque a empresa terceirizada não tomou cuidado em preservar essas informações. Outro aspecto importante é com relação à carga tributária. Uma vez que você terceirizou, a empresa contratada deve arcar com os impostos, principalmente com os encargos sociais, para que você não sofra nenhuma penalização no futuro.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Confecção de Roupas.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 05-04-2017

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.