Topiaria: saiba mais sobre essa área e ingresse no mercado de trabalho

Topiaria vem do latim topiarius e significa a arte de adornar os jardins, por meio da transformação de plantas em esculturas vivas, dando-lhes formatos variados, como...

 Topiaria: saiba mais sobre essa área e ingresse no mercado de trabalho   Artigos Cursos CPT


 

Topiaria nada mais é que a arte de adornar os jardins, por meio da transformação de plantas em esculturas vivas, dando-lhes formatos variados, como figuras humanas, de animais, de objetos e geométricas

Topiaria vem do latim topiarius e significa a arte de adornar os jardins, por meio da transformação de plantas em esculturas vivas, dando-lhes formatos variados, como figuras humanas, de animais, de objetos e geométricas. “A técnica mais simples é a utilizada para dar formas geométricas às plantas com fins decorativos”, afirma Vânia Silva, Professora do Curso a Distância CPT de Topiaria e Mosaicultura - Esculturas Vivas com Plantas.

Com beleza e variedade indiscutíveis, as esculturas transformam as plantas que incorporam formas surrealistas e excêntricas, e concebem aos olhos verdadeiro fascínio. Essa técnica - que amadurece, se transforma, é viva - ganha alma, torna-se arte quando ressalta a delicadeza da natureza que é matéria-prima e é fonte de inspiração.

O topiário, quando não se limita à trivialidade e busca em si o que mais o aproxima da natureza, instiga a criatividade, coloca na alma da pessoa mais audaz o desejo de superá-la. Imbuído deste sentimento, o topiário emociona e surpreende. Os artistas buscam, na maior parte das vezes, representar em materiais sem vida formas que transmitam vida, e é justamente aí que a topiaria fascina, quando representa formas animais ou humanas, que podem transmitir emoções, sendo representadas através de plantas, que já mostram vida por simplesmente existirem. A escultura feita em topiaria carece de dedicação e apaixona quando se desenvolve vistosa, respondendo aos cuidados que recebe como tudo o que é vivo.


O material usado na confecção das esculturas em topiaria, como ferramentas e adubos, e ainda para o controle de pragas e doenças, podem se encontrados em lojas de jardinagem, casas agrícolas, bons supermercados e lojas de material de construção. O ferramental utilizado para as técnicas de topiaria é muito variado. Destacam-se vasos, tesouras de poda, arames, alicates, entre outros.

Mais adiante, no passo a passo para o desenvolvimento de cada técnica de topiaria, serão apresentadas as ferramentas e os materiais necessários. Mas além das ferramentas usadas para a confecção das peças, um kit para jardinagem em vaso e um pulverizador é também indispensável; no entanto, para as esculturas maiores, plantadas no chão, serão necessárias ferramentas como enxadas, cavadeiras, entre outras.

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

 

Silvania Teixeira 22-06-2017

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.