Como ganhar dinheiro com a produção de coco?

A industrialização é uma maneira prática e eficiente para aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais...

Como ganhar dinheiro com a produção de coco?   Artigos Cursos CPT


O coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo.  Constitui-se na mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema autossustentável de exploração


O coqueiro é uma das plantas mais úteis do mundo. Conhecido como "a árvore da vida", ele tem um papel importante na vida das pessoas que habitam as regiões tropicais úmidas e, indiscutivelmente, tem tanta importância nos dias de hoje como em tempos passados. Segundo Raimundo Camelo Mororó, professor do Curso CPT Industrialização do Coco. “Constitui-se na mais importante das culturas perenes possíveis de gerar um sistema autossustentável de exploração como provam vários países do continente asiático”.


Dos mais de 100 produtos obtidos direta ou indiretamente do coco, 7 são referidos por Woodroof como importantes no comércio mundial: Cocos inteiros (tenros e verdes; maduros e secos); Copra (a amêndoa seca usada para extração de óleo por trituração e prensagem); Óleo de coco (extraído da copra ou diretamente da amêndoa); Torta de coco (resíduo da extração do óleo da copra); Cairo (fibra do mesocarpo); Coco ralado; e Leite de coco e proteína de coco.


A industrialização é uma maneira prática e eficiente para aproveitar a produção do coco e outros produtos do coqueiro, facilitando a sua comercialização nas mais diversas formas. Veja o que é possível fazer tendo o coco como fonte de renda:

Diversas Formas de Processamento do Coco   Artigos Cursos CPT

- Água de coco


A água de coco verde (de 5 a 7 meses) é possivelmente a mais pura, alimentícia e completa bebida que a natureza providenciou para o homem, nos Trópicos. Devido à presença de sais minerais e albumina, é muito usada como solução oral de hidratação nos tratamentos de vômitos e diarreias.


- Leite de coco e coco ralado


O leite de coco e o coco ralado, extraídos da amêndoa fresca, são usados especialmente para fins culinários, e nas indústrias de lacticínios, sorvetes, doces e biscoitos.


- Óleo de coco


Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos que ainda dispõem de outras matérias primas para obter óleos comestíveis (soja, algodão, girassol), o óleo de coco é altamente utilizado na fabricação de álcool graças ao teor de ácidos láuricos e ácidos saturados de menor peso molecular. Ele serve, especialmente, na fabricação de detergentes, como os sulfatos de álcool não-poluentes, devido a suas propriedades biodegradáveis. A indústria de plásticos utiliza-se também dos álcoois derivados do óleo de coco. Em outras palavras, o elevado grau de saturação e a grande estabilidade tornam o óleo de coco um dos mais procurados óleos naturais para confeitaria, panificação, fritura por imersão e para a indústria de velas, sintéticas, inseticidas e germicidas.


- Casca grossa


Do mesocarpo, ou da casca fibrosa, quando ligeiramente imaturo, obtêm-se uma fibra muito utilizada em cabos, cordas, redes e calafeto de pesca, bem como no fabrico de escovas, tapetes etc. denominado cairo. É uma fibra muito resistente à ação da água salgada e bastante elástica, chegando a estirar 25% do seu comprimento sem rebentar.

- Casca do caroço


Da casca do caroço (endocarpo) ou quenga, que é muito dura e tem uma cor escura quase preta, fazem-se taças, cuias, farinheiras, conchas, colheres, cabos de navalhas, botões, ornamentos etc. (este material é frequentemente polido e trabalhado com arte); dela pode ser retirado óleo, calmante para dores de dentes; da quenga carbonizada prepara-se um dentifrício. É, também, muito usado como combustível e transformado em carvão, o carvão da casca do caroço do coco dá um carvão ativado de primeira qualidade.

- Turfa


A turfa de coco, conhecida como serragem de fibra de coco, é um subproduto resultante das fibras curtas. É uma massa pardacenta que contém menos de 1% de qualquer dos principais nutrientes, não podendo, portanto, ser usada como fertilizante. A turfa do coco é usada para o acolchoamento agrícola, mas como tem uma capacidade de retenção de umidade de 800%, deve ser misturada com areia.

- Copra


Um dos produtos derivados do coco de grande comercialização no mundo inteiro é a copra ou amêndoa do coco, pela facilidade e economia de transporte para países interessados nessa matéria-prima. É obtida, partindo-se o coco maduro em três partes, que são postas a secar. Do produto assim obtido, a copra, de odor desagradável, é usada, principalmente, para a extração do óleo de coco, empregado como alimento há milhares de anos; também é utilizada como combustível, matéria-prima na fabricação de borracha sintética, margarina, cosméticos, fluidos para freios hidráulicos de aviões, resinas sintéticas, inseticidas e germicidas, agente plastificador de vidros de segurança, adesivo no processamento de lubrificantes, na fabricação de glicerina e, principalmente, nas indústrias de sabões e detergentes que preferem o óleo de copra pelas suas características próprias como espumante, bactericida, germicida, e, principalmente, por ser biodegradável.

- Polpa


A massa albuminosa do coco, a polpa, é rica em proteína e vitaminas e pode ser consumida crua, em seu estado natural, ou processada como gordura vegetal, coco ralado e leite de coco, obtido através da prensagem da polpa ralada. Em todas as suas formas, tem vasta utilização culinária e está presente em pratos salgados e doces da cozinha de muitos países, do Oriente ao Ocidente, como Índia, Indonésia e todo o Sudeste asiático; praticamente toda a África e Brasil, principalmente na culinária baiana.


- Subprodutos


O casquilho é utilizado para a produção de carvão, carvão para gasogênio, carvão desodorizante e carvão ativado. O coque metalúrgico, pelo seu alto valor calorífico e baixo teor de cinzas, viabiliza seu uso na ourivesaria, metalurgia e indústria artesanal, em substituição ao carvão mineral.

No processamento industrial, seja para extração de óleo de coco, ou seja, para a produção de leite de coco, obtém-se um resíduo de grande importância na alimentação animal - a torta de coco – que pode ser ministrado ao rebanho como fonte de proteínas e energia. Outro subproduto, geralmente desperdiçado pela indústria, é a água do coco seco, que poderia ser utilizada para fornecer açúcares e sais minerais, principalmente potássio.


Conheça os Cursos CPT da área Cultivo e Processamento de Coco.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 28-09-2017

Deixe um Comentário

Comentários

joão eliazar bezerra

20-01-2024

tenho projeto de industrialização do coco em todo seu desempenho gratificante sua explanação

Resposta do Emprego e Renda

22-01-2024

Olá, João Eliazar Bezerra! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT