Por que é vantajoso criar tilápias em tanques-rede?

O cultivo de peixes em confinamento em tanques-rede é a alternativa de investimento de menor custo e de maior rapidez de implantação. É a opção que possibilitará...

 Por que é vantajoso criar tilápias em tanques-rede?   Artigos Cursos CPT

O cultivo de peixes em confinamento em tanques-rede é a alternativa de investimento de menor custo e de maior rapidez de implantação

O cultivo de peixes em confinamento em tanques-rede é a alternativa de investimento de menor custo e de maior rapidez de implantação. É a opção que possibilitará adequado aproveitamento dos recursos hídricos e a rápida expansão da piscicultura industrial no país.

O sistema é considerado intensivo, com renovação de água contínua. É uma das formas mais intensivas de criação atualmente praticadas e tem-se tornado popular, principalmente em função do fácil manejo e rápido retorno do investimento, além de ser uma excelente alternativa para a produção de peixes em corpos d'água onde a prática da piscicultura convencional não é viável.

A piscicultura em tanques-rede possibilita o aproveitamento de ambientes aquáticos já existentes: oceanos, rios, grandes reservatórios, açudes entre outros. “No caso específico da tilápia, o cultivo em tanques-rede deve ser feito com alevinos revertidos sexualmente, assim como deve ocorrer em outros sistemas de produção, como tanques escavados, de terra”, afirma  Dr. Augusto César Soares dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Criação de Tilápias em Tanques-rede.

A reversão sexual é indispensável para se evitar a procriação dos peixes quando eles atingirem a fase adulta. A tilápia atinge essa fase aos três meses e é uma espécie de peixe com alto poder de procriação. A existência de um número fixo de exemplares nos tanques-rede facilita o manejo e possibilita uma despesca uniformizada. Além disso, há grande dificuldade de promover a separação, por método físico ou visual, por causa da semelhança entre fêmeas e machos. Esse é mais um motivo que justifica a recomendação de se utilizar alevinos revertidos sexualmente, sendo a melhor solução a reversão por meio da utilização de hormônios (metil-testosterona).

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:




Conheça os Cursos a Distância CPT da área Piscicultura.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 10-07-2018

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.