Treinamento aumenta a produtividade

O treinamento é o processo de desenvolver qualidades nas pessoas para capacitá-las a serem mais produtivas e contribuir melhor para o alcance dos

O treinamento é o processo de desenvolver qualidades nas pessoas para capacitá-las a serem mais produtivas e contribuir melhor para o alcance dos objetivos organizacionais.

De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do curso Gestão de pessoas na pequena empresa do CPT – Centro de Produções Técnicas, “o propósito do treinamento é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos”.

Treinamento é o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos. É o processo sistemático de alterar o comportamento dos empregados na direção do alcance dos objetivos organizacionais.

O treinamento está relacionado com as habilidades e capacidade exigidas. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidos. É a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade de desempenhar um cargo.

O treinamento envolve uma mudança nas habilidades e conhecimentos, atitudes ou comportamento.

Atenção! Há uma diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. Embora os seus métodos sejam similares para afetar a aprendizagem, a sua perspectiva de tempo é diferente.

O treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar aquelas habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato no cargo.

O desenvolvimento de pessoas focaliza, em geral, os cargos a serem ocupados futuramente na empresa e as novas habilidades e capacidades que eram requeridas.

Hélvio Tadeu Cury Prazeres ainda nos diz que “aprendizagem significa uma mudança no comportamento das pessoas que predomina nas empresas bem sucedidas".

Através do treinamento e do desenvolvimento, a pessoa pode assimilar informações, desenvolver habilidades, atitudes e comportamentos diferentes e elaborar conceitos abstratos.

Diagnóstico das necessidades de treinamento

A primeira etapa do treinamento é o levantamento das necessidades de treinamento que a empresa apresenta.

Essas necessidades nem sempre são claras e precisam ser diagnosticadas a partir de certos levantamentos e pesquisas internas capazes de localizá-las e descobri-las.

Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz. Significa um descompasso entre o que deveria ser e o que realmente é.

Uma necessidade de treinamento é uma área de informação ou de habilidades que um indivíduo ou grupo precisa desenvolver para melhorar ou aumentar a sua eficiência, eficácia e produtividade no trabalho.

À medida que o treinamento focaliza essas necessidades e carências e as elimina, ele se torna benéfico para os funcionários, para a empresa e, sobretudo, para o cliente. Caso contrário, representará desperdício ou simples perda de tempo.

O treinamento deve ser uma atividade contínua, constante e ininterrupta. Mesmo quando as pessoas apresentam excelente desempenho, alguma orientação e melhoria das habilidades sempre deve ser introduzida ou incentivada.

As necessidades de treinamento se referem às carências no desempenho atual e passado para o alcance de novo patamar de desempenho futuro que se pretende atingir.

 

Emprego e Renda 23-03-2012 Matérias

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