Saia da sua zona de conforto, promova o bem e se desenvolva

Quando muitas pessoas escutam o termo filantropia, ou atividade sem fins lucrativos, já prontamente ignoram o assunto. Não acham interessante se

Quando muitas pessoas escutam o termo filantropia, ou atividade sem fins lucrativos, já prontamente ignoram o assunto. Não acham interessante se doarem a algo que não irá lhes gerar nenhum retorno financeiro. Entretanto, é preciso saber que o mundo empresarial está cada vez mais ligado a questões sociais e ambientais e que ajudar os necessitados pode ser mais valoroso do que muitos ganhos financeiros, tanto pelo lado profissional como pessoal.

As discrepâncias sociais existentes no mundo já é um motivo suficiente para fazer com que não nos conformemos em apenas ganhar o nosso “dinheirinho”. Tamanha é a desigualdade existente no Brasil e no mundo que nos leva a refletir sobre o assunto. Enquanto alguns vivem no luxo, outros estão submetidos à situação de extrema pobreza, a ponto de sofrerem com a falta de necessidades básicas como comida e vestimenta.

No entanto, as pessoas, inevitavelmente, tendem a atuar dentro de um círculo de conveniência, conhecido como zona de conforto. Trata-se de um lugar muito bonito, onde tudo são flores, não existem problemas, somente alegria e comodidade. Você já se perguntou há quanto tempo está nessa situação? Pois asseguro-lhes que, na maioria do tempo, todos nós estamos trafegando por esse mundo mágico e viramos as costas para os habitantes do mundo vizinho.

A geração X, composta de pessoas nascidas entre nas décadas de 60 e 70, já promoveu mudanças significativas, como a valorização da mulher tanto no âmbito social como profissional. Cabe agora à nossa geração transformar muitas outras coisas, entre elas, disseminar a prática de desenvolvimento pessoal do ser humano. Agir efetivamente na política, na economia e na cidadania para amenizar essa diferença e corrigir os inúmeros problemas que temos. O mundo já será um pouco mais digno se todas as pessoas tiverem o que comer e vestir todos os dias de sua vida.

As empresas e seus gestores podem ser norteadores da sociedade. Podem criar comportamentos, podem ser como espelhos nos quais as pessoas desejam se refletir. Dessa forma, enxergo as companhias como potenciais transformadoras de opinião e de atitude.

Segundo Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso “Marketing Para Pequenas Empresas”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, as empresas devem assumir o papel de agentes de mudança da sociedade. O marketing social e ambiental é fundamental para tornarem as pessoas um pouco mais humanas, um pouco mais preocupadas com o próximo. E isso deve ser praticado!

Você já se perguntou de que forma você contribuiu com a humanidade? Se não, reflita, encontre formas de ajudar os necessitados. Cada um pode fazer a sua parte, basta querer e se predispor a transitar por um mundo novo. Um mundo que, a princípio, pode não parecer tão bom quanto ao da sua zona de conforto, mas que, se desbravado a fundo, pode promover um desenvolvimento pessoal incrível, impagável. Além disso, pode lhe fornecer grandes oportunidades futuras.

Quanto às empresas, estas devem maximizar o uso da sua influência para contribuírem com a melhora da humanidade. Valorizar os profissionais que se envolvem em causas humanitárias pode ser um caminho interessante para a promoção desse ideal.

Cresça, busque se desenvolver de todas as formas. A nossa evolução vai muito além de atingir o sucesso financeiro.

Escrito por: Victor Monteiro Lopes

Victor Monteiro 17-09-2012 Matérias

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