As empresas buscam otimizar a escolha de colaboradores. Procuram escolher as pessoas mais adequadas possíveis a cada cargo. É fundamental para o sucesso de uma companhia que ela seja composta por pessoas comprometidas em desenvolver com muito empenho as atividades referentes a cada uma delas.
O ambiente empresarial acaba tornando-se a segunda casa dos funcionários. Uma pessoa que trabalha oito horas por dia, provavelmente, passa mais tempo em contato com a organização em que trabalha e com os outros membros desta do que com sua própria família. Ou seja, o ambiente de trabalho tem valor e relevância significativa na vida de qualquer pessoa.
Nos últimos tempos, temos visto muitos profissionais que sofrem com o estresse no trabalho. Pessoas ficam doentes, devido aos transtornos decorrentes das atividades corporativas. Alguns fatores contribuem para esses problemas, são eles:
*Funções muito complexas;
*Atividades muito repetitivas;
*Ambiente de trabalho ruim;
*Falta de comunicação com o chefe e/ou com a equipe;
*Falta de reconhecimento;
*Autoritarismo por parte dos superiores;
*Salário incompatível com as responsabilidades;
*Condições de trabalho adversas.
A gestão de pessoas de uma empresa está totalmente ligada ao ambiente proporcionado por ela. É fundamental que as pessoas sintam-se bem na execução das suas atividades. O cuidado com o bem-estar do ser humano tem relação direta com a produtividade deste no trabalho. Trata-se de uma troca entre empresa e colaboradores.
A empresa deve buscar a construção de um local harmonioso e lutar pelos interesses de seus empregados. Por sua vez, os funcionários ficarão mais satisfeitos, terão mais calma e concentração para produzirem o seu melhor. Além disso, terão motivação extra ao saberem que a empresa preocupa-se, efetivamente, com o seu bem-estar.
Podemos citar algumas dicas do que as empresas podem fazer para extrair o melhor dos seus colaboradores:
*Fazer levantamentos periódicos de como os funcionários estão sentindo, com relação à empresa, e criar estratégias de estímulos com base nos resultados
*Disponibilizar serviços aos funcionários como: consultas com psicólogos, descontos em academias, em restaurantes, entre outros. Até algo mais exótico, como sessões de massagens, pode contribuir com a melhora do rendimento dos funcionários.
*Procurar conhecer melhor cada funcionário e estar sempre disposto a ajudá-los com relação aos problemas fora da empresa.
De acordo com Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa Parte 1, elaborado pelo CPT Centro de Produções Técnicas, quando os funcionários sentem-se queridos e prestigiados pela empresa, costumam vestir a camisa e realizar com muito mais empenho suas atividades. Já os colaboradores que não sentem prazer em trabalhar e não possuem respeito pela empresa que trabalham, certamente, terão o esforço limitado pelo desânimo.
Valorize seus profissionais. Mais que as engrenagens de funcionamento da sua empresa, eles são seres humanos, feitos de carne e osso e, por mais que digam o contrário, funcionam melhor movidos pela motivação e pelo prazer do que somente pela obrigação.
Escrito por: Victor Monteiro Lopes