Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

A boa gestão de pessoas garante à empresa maior produtividade no trabalho e sucesso nos negócios

A boa gestão de pessoas garante à empresa maior produtividade no trabalho e sucesso nos negócios

Dicas para aumentar a produtividade no trabalho
É certo que a tecnologia favorece as empresas e aumenta a produtividade no trabalho. A maioria das ferramentas digitais agilizam os processos e permitem maior rendimento no desempenho das funções. No entanto, sem o processo de fluxo de gestão, o uso desses instrumentos não surte os resultados esperados. Isso porque os problemas na gestão interna resultam em sobrecarga de atividades, o que aumenta o estresse dos colaboradores e afeta a sua performance.

É importante lembrar que “funcionários motivados trabalham com entusiasmo e estão sempre empenhados em fazer o melhor. Daí a necessidade de uma boa gestão de pessoas, o que garante à empresa maior produtividade e sucesso nos negócios”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Curso a Distância CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Mas como manter um bom fluxo de gestão e aumentar a produtividade no trabalho?

Segundo Leo Babauta, especialista em gestão de pessoas, devemos comparar a motivação com um músculo, que deve ser exercitado diariamente para se tornar fortalecido. Portanto, cabe ao gestor estimular a equipe de colaboradores, todos os dias, para que os resultados sejam produtivos. De que forma? Ao reconhecer o bom funcionário, por meio de elogios, premiações e bonificações. Com isso, a produtividade aumenta, assim como as vendas e a satisfação dos clientes.

Na verdade, ser produtivo é fazer mais, melhor, em tempo hábil, com menos recursos e esforços. Quando o gestor alcança tais resultados, é porque conseguiu manter um bom fluxo de gestão.

O controle dos processos também proporciona aumento na produtividade e na qualidade dos produtos. É imprescindível dominar os processos, onde cada fase é criteriosamente alinhada para se chegar ao resultado desejado. De acordo com Edwards Deming, estatístico norte-americano, se não conseguimos descrever o que fazemos como um processo, não sabemos o que estamos fazendo.

Sendo assim, quando conseguimos organizar nossas atividades como processos, estamos otimizando nossa produtividade e qualidade do produto/serviço final.

Outro fator-chave para o aumento da produtividade no trabalho é a gestão do tempo. “Gerenciar o tempo é essencial para evitar o estresse e ter mais qualidade de vida. As pessoas realizadoras, que conseguem sucesso, são as que têm maiores cuidados na administração de seu tempo”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo, em Livro+DVD e Online, da Área Treinamento Profissional.

Para um bom gerenciamento do tempo, é essencial determinar metas, estabelecer prioridades e manter foco nos objetivos. Mas para isso, são utilizadas algumas técnicas, como a do método Pomodoro, na qual adotamos intervalos de descanso entre as atividades. Isso porque o nosso cérebro funciona em ciclos e o tempo máximo que mantemos o foco varia de 1 hora e meia a duas horas.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

Confira o artigo "Como aumentar a produtividade no trabalho" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 19-09-2017 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.