Como melhorar a experiência de compra do cliente no varejo

Quando as expectativas do cliente são ultrapassadas, isso indica que ele obteve uma boa experiência de compra

Quando as expectativas do cliente são ultrapassadas, isso indica que ele teve uma boa experiência de compra

Como melhorar a experiência de compra do cliente no varejo

“Quando as expectativas do cliente são ultrapassadas, isso indica que ele teve uma boa experiência de compra. Como resultado, ele fica encantado e seu engajamento aumenta em relação à empresa, o que potencializa sua fidelização com a marca”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes, em Livro+DVD e Online, da Área Gestão Empresarial.

Atualmente, os consumidores não mais pesquisam preços nas lojas físicas. Eles podem até comprar no comércio varejista, mas antes realizam uma pesquisa criteriosa por meio da internet. Isso porque os buscadores online e sites comparadores de preços e produtos garantem praticidade, agilidade e comodidade aos consumidores. Segundo pesquisa realizada pelo site Zoom, a porcentagem de pessoas que usam smartphones e tablets para pesquisar preços aumentou de 62% para 76% nos últimos anos.

As estimativas são para um aumento ainda maior nos próximos cinco anos. Cerca de dois terços das vendas terão influência do ambiente virtual antes de serem concretizadas no ambiente físico. Isso demonstra que o varejo tem sido cada vez mais influenciado pelo e-commerce e assim permanecerá. Por tais motivos, o varejista deve desenvolver estratégias tecnológicas de omnichannel para evitar problemas de estoque, por exemplo.

A loja física, que for capaz de oferecer ao consumidor uma boa experiência de compra e pagamento, ganhará destaque no mercado e força competitiva até mesmo no universo online. Hoje os produtos e serviços que garantem praticidade e conforto aos clientes são responsáveis por sua fidelização. Por tais motivos, vemos tecnologias como Contactless Payment, Google Pay e Paypal dominarem cada vez mais o mercado.

Foi o que aconteceu com os norte-americanos. Eles mostraram ao mundo a possibilidade de garantir aos consumidores uma experiência diferenciada de compra com o Amazon Go. Trata-se de uma loja física - sem filas nem checkout, com compra assistida e pagamento facilitado. Portanto, é imprescindível que as lojas físicas construam um bom relacionamento com os clientes e adotem tecnologias que garantam a eles a melhor experiência.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

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Andréa Oliveira 15-12-2017 Notícias

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