Gestão de pessoas de forma remota

Graças à tecnologia, é possível estabelecer contato com funcionários, a distância, em tempo real

Gestão de pessoas de forma remota

“A gestão de pessoas é um desafio a ser enfrentado independentemente do porte da empresa. Na verdade, gerir uma equipe é tarefa complexa até mesmo quando o contato do gestor com os colaboradores é presencial. Imagine se o trabalho for desenvolvido de forma remota?”, declara Hélvio Tadeu Cury Prazeres, Mestre em marketing e professor do Curso CPT a Distância e Online Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1.

Nesse caso, é indispensável seguir uma rotina e visitar periodicamente os colaboradores. A segurança psicológica também é fundamental para o sucesso na gestão de pessoas. E isso se ganha com a confiança e o respeito dos membros da equipe. Cada integrante do time deve enxergar o gestor como um líder - não como um mero chefe de setor.

Respeito aos horários


Mesmo se os funcionários remotos aceitarem contato fora do horário de expediente, é fundamental respeitar os períodos de folga. Estabeleça contato apenas em casos de urgência. Se necessário, envie apenas mensagens por e-mail. Em alguns casos, os fusos horários são diferentes. Contatos realizados nas primeiras horas do dia ou à noite podem incomodar os colaboradores. Lembre-se disso!

Uso da tecnologia


Graças à tecnologia, é possível estabelecer contato com funcionários, a distância, em tempo real. Muitas vezes, o gestor identifica algum detalhe importante externado por expressões faciais do funcionário. Essa linguagem corporal pode mostrar algum sinal de insatisfação, omissão, ou mesmo impaciência, por parte do colaborador. Por isso, é de suma importância saber interpretar expressões corporais, mesmo as mais sutis. Pratique essa habilidade!

Visitas periódicas


Gerenciar pessoas remotamente não significa deixar de estabelecer contato direto com elas. Pelo contrário, as visitas periódicas são primordiais para que o gestor melhore sua conexão com o time. As habilidades interpessoais são desenvolvidas nesse contato pessoal. Se não for possível visitá-los com maior frequência, faça isso, pelo menos, semestralmente, para fortalecer o vínculo com o colaborador. Esteja certo disso!

Comunicação privada


Ao invés de fazer conferências via Skype com toda a equipe, prefira conversar com cada colaborador conforme as prioridades e urgências. A comunicação privada entre gestor e colaborador é muito mais produtiva e assertiva do que com todos ao mesmo tempo. Dessa forma, o time remoto apresentará resultados muito mais eficientes. Interrupções constantes só atrapalham o rendimento do time. Pense nisso!

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Gestão Empresarial.

Leia o artigo "A motivação e o papel do Gestor de Pessoas."

Fonte: msn.com

Andréa Oliveira 17-06-2019 Notícias

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.