Síndico ou empresa de administração de condomínios?

A administração de condomínio compreende assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos serviços a serem prestados ao denominado “Condomínio Edifício”.

 Síndico ou empresa de administração de condomínios?   Artigos Cursos CPT


 Uma empresa imobiliária que possua especialidade em questões condominiais poderá solucionar, de forma eficiente e ágil, situações de natureza administrativa, legal, contábil e fiscal

A administração de condomínio compreende assumir a responsabilidade pelo gerenciamento dos serviços a serem prestados ao denominado “Condomínio Edifício”, fazendo o rateio das despesas mensais, gerenciando as contas a pagar e a receber, monitorando a funcionalidade dos equipamentos disponibilizados aos moradores de um condomínio, assessorando na gestão dos funcionários, entre outras coisas.

“A terceirização da administração de condomínios é um negócio bastante rentável”, afirma Fernando de Magalhães Jr., professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Administrar uma Imobiliária. Esse segmento apresenta desenvolvimento significativo no Brasil, em razão, principalmente, da constante urbanização, sendo que as pessoas estão percebendo as vantagens e as comodidades de morar ou trabalhar em condomínios, visando otimizar os espaços disponíveis na área urbana e compartilhar equipamentos e funcionalidades em uma mesma edificação.

Diante desta dessa constatação, verifica-se uma complexidade na administração destes condomínios, podendo ocorrer amplitude nas situações relacionadas na rotina diária de uma comunidade condominial. É neste ponto que a terceirização da administração dos condomínios obtém visível destaque. Uma empresa imobiliária que possua especialidade em questões condominiais poderá solucionar, de forma eficiente e ágil, situações de natureza administrativa, legal, contábil e fiscal. Nesse contexto, as imobiliárias são nitidamente empresas que reúnem todas as características necessárias para realizar a administração de condomínios, podendo atuar com competência nesse outro segmento do mercado imobiliário (além da locação e da corretagem e locação de imóveis). Com isso, as imobiliárias demonstram sua capacidade operacional e adquirem importância no mercado imobiliário, podendo, ainda, incorporar outra fonte de rendimentos significativos e obter sucesso empresarial.

Existe estratégia para o sucesso das imobiliárias na administração de condomínios? Certamente que a estratégia para o sucesso na administração de condomínios deve ter embasamento no amparo legal e no estrito cumprimento das regras e normas vigentes:


- leis federais, estaduais e municipais; e
- convenção de condomínio e demais normas condominiais, por exemplo, as atas, as circulares e o regimento interno, elaborado por uma comissão e aprovado em assembleia condominial.

Tenha também certeza de que a administração de condomínios é uma tarefa complexa que envolve atividades que necessitam de um rigoroso controle de contas a pagar e a receber, não podendo  ser desmerecido o acompanhamento efetivo e cotidiano da vida funcional do condomínio.

E, para o sucesso dessa atividade, o trabalho deverá ser sempre desenvolvido com base em uma excepcional relação de confiança e profissionalismo entre o condomínio/síndico e a empresa administradora, o que se consegue mediante a demonstração de competência, credibilidade, seriedade, ética  e eficiência na prestação de serviços.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos Online CPT da área Negócios Imobiliários.
Por Silvana Teixeira.

Silvania Teixeira 21-02-2018 Oportunidades de Negócios

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.