Os clientes da sorveteria são aqueles que estão em busca de lazer e diversão; de ir a uma sorveteria ou; pelo simples prazer de comprar um bom sorvete e levá-lo para casa. A maior parte do produto será vendida em loja própria, com estrutura e conforto suficientes para atender aos clientes almejados. A abordagem do mercado requer um planejamento prévio que implica:
a) definição de uma estratégia de penetração
b) tipos de produtos e quantidades
c) público-alvo
a) estratégia de penetração
Responda às seguintes perguntas:
- por onde começar a vender meu produto?
- quais são as exigências do meu potencial consumidor?
- como cativar minha clientela?
- como ser diferente dos demais fornecedores?
b) produtos e quantidades
- essa definição só poderá ser dada após análise prévia do mercado.
c) onde estão localizados e quem são os potenciais compradores?
Antes de responder a questão acima, é importante:
- Visitar o mercado: outras sorveterias, fábricas de sorvetes etc. Precisa-se saber como funciona o mercado.
- Fazer uma sondagem preliminar sobre o tamanho do mercado.
Vale a pena dedicar um tempo observando, perguntando e conversando com as pessoas, afirma Ronaldo Santana Oliveira, professor do Curso a Distância CPT Como Montar e Operar uma Sorveteria.
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Por Silvana Teixeira.