Em um empreendimento para o bom funcionamento é preciso que as funções sejam delegadas de maneira igual e justa conforme a distribuição de funcionários e das atividades que eles desempenham, um bom líder é aquele que coordena sua equipe e sabe dividi-la de maneira eficiente! O Curso CPT de Gerenciamento do Tempo elaborado pelo professor Marcos Antônio Barbosa pode te ajudar!
As 21 regras para uma delegação eficaz constituem a “chave de multiplicação” para uma liderança de sucesso. Líderes eficazes são aqueles que incorporam essas regras no seu dia-a-dia de trabalho.
1. Não delegue as tarefas ruins, preservando as boas para si mesmo.
2. Divida o poder com os subordinados.
3. Conheça bem os subordinados.
4. Caso delegue tarefas que não constem da rotina de trabalho do subordinado, explique-lhe muito bem porquê.
5. Delegue tarefas, de forma equilibrada, entre todos os subordinados.
6. Delegue a tarefa, acompanhe-a para ter certeza de que foi executada adequadamente, mas tome cuidado para não “supersupervisionar”.
7. Delegue somente o que tiver segurança de que o subordinado consegue realizar.
8. Todos devem saber a responsabilidade definida para cada um.
9. Delegue, de maneira que o subordinado receba instruções somente de uma pessoa e preste contas somente a ela.
10. Defenda seu subordinado quando a autoridade que você atribuiu-lhe for questionada.
11. Deixe bem claras as questões sobre as quais os subordinados devem decidir e delegue as decisões até o menor nível hierárquico possível.
12. Delegue com consciência. Não superestime nem subestime os subordinados.
13. Delegue somente tarefas que os subordinados possam realizá-las até o fim. Garanta o tempo necessário para que as realizem.
14. Na hora de delegar, insista na comunicação clara e precisa.
15. Valorize a boa performance dos subordinados.
16. Incentive os subordinados a fazerem perguntas sobre as tarefas a eles delegadas, de forma a esclarecê-las.
17. Esteja certo que uma tarefa delegada possa ser realizada. Tarefas impossíveis desmotivam.
18. Explique a importância da delegação e a importância das tarefas delegadas.
19. Aprenda a conviver com resultados de trabalhos diferentes daqueles que você obteria se realizasse pessoalmente a tarefa. Duas pessoas realizam o mesmo trabalho de forma diferente.
20. Evite delegar tarefas:
• De sua exclusiva responsabilidade e de seu exclusivo interesse.
• De ordem pessoal ou privada.
• Triviais ou mesquinhas.
21. Siga as regras:
• Execute as tarefas que são de sua responsabilidade.
• Delegue tanta responsabilidade, quanto possível, nas tarefas para competentes.
• Despreze as tarefas não importantes.
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Por Eduardo Silva Ribeiro.