4 dicas de matemática financeira para o seu negócio

As melhores dicas de matemática financeira que podem te ajudar a crescer e levar seu negócio para outro patamar dentro do mercado!

4 dicas de matemática financeira para o seu negócio    Artigo CPT


Você possui uma empresa e quer melhorar a suas formas de administração? Então nós podemos te ajudar! O professor Fabrício Ferreira do Curso CPT de Matemática Financeira apresentou diversos conceitos da área que podem contribuir para enriquecer as suas estratégias, aqui vamos mostrar as 4 melhores dicas para você entender mais de matemática financeira e aplicar nos seu negócio.


- Sempre antes de realizar um investimento na sua empresa, é preciso levar em consideração os rendimentos e riscos inerentes às opções não escolhidas. Isto é custo de oportunidade; quando deixamos de investir em uma opção, deixamos de lucrar com ela. O valor desse lucro é o custo de oportunidade daquela opção em detrimento da escolhida.

- O fluxo de caixa se refere a um instrumento muito útil na gestão financeira de uma pessoa (física ou jurídica). Esse instrumento relaciona entradas e saídas de recursos financeiros do caixa, levando-se em consideração os pagamentos e recebimentos programados, bem como os juros a serem recebidos ou pagos, conforme natureza do capital em questão (se empréstimo ou recebimento). Por isso é, também, um instrumento muito útil para auxiliar na tomada de decisões do seu negócio.Quando uma pessoa, física ou jurídica, dispõe de capital financeiro e utiliza esse recurso para fazer uma aplicação, ela receberá juros pelo período
que este capital não está disponível para sua utilização, que, nesse caso, representará a atualização e remuneração do capital.

- Capital pode ser entendido como sendo a quantidade de recurso financeiro que uma pessoa ou uma empresa possui disponível em algum momento, muitas vezes, expressa na forma de dinheiro. Na área de finanças, o capital pode ser chamado também de Principal ou Valor Presente. Capital é algo que se encontra intimamente relacionado a dinheiro. Mas, afinal, o que é dinheiro? De forma simplificada, podemos dizer que o dinheiro é uma forma de materializar (por meio de moedas e notas) um determinado potencial financeiro ou contábil de um elemento físico ou jurídico.

- O dinheiro possui valor no tempo, pois, se uma determinada quantia, disponível em um momento, é suficiente para adquirir um determinado bem, após um período de tempo, essa mesma quantia de dinheiro pode não ser mais suficiente para adquirir o mesmo bem. Nesse caso, diz-se que o dinheiro perdeu valor com o passar do tempo; diz-se que houve desvalorização. Quando uma pessoa, física ou jurídica, dispõe de capital financeiro e utiliza esse recurso para fazer uma aplicação, ela receberá juros pelo período que este capital não está disponível para sua utilização, que, nesse caso, representará a atualização e remuneração do capital.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 03-02-2022 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.