4 importantes personas para as empresas

As personas podem ser construídas após pesquisas em formulários disponíveis no próprio site da loja, ou em entrevistas por celular

4 importantes personas para as empresas

“Enquanto o público-alvo engloba todas as pessoas interessadas em produtos/serviços de uma empresa, a persona caracteriza detalhadamente esse público”, afirma Brenner Lopes, professor do Curso CPT Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento. O objetivo principal é identificar perfis para melhor direcioná-los e, assim, desenvolver estratégias de marketing mais eficientes.

Essa identificação pode ser feita com pesquisas em formulários (disponíveis no próprio site da loja) ou em entrevistas por celular. Entretanto, para estimular às pessoas a responderem esses questionários, basta lhes oferecer brindes e descontos. O mais importante é realizar uma pesquisa bem detalhada para coletar o máximo de informações, como poder aquisitivo, gênero, idade, formação, profissão, localidade, principais necessidades e hábitos de consumo.

Com todos esses dados em mãos, a empresa consegue traçar o perfil do cliente ideal (ou persona). As personas mais importantes para as empresas são: audience persona, brand persona, buyer persona e proto persona. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Audience persona


A audience persona representa o perfil dos usuários quanto ao consumo dos conteúdos de uma loja on-line. Com isso, é possível chamar mais visitantes para o site e aumentar a visibilidade da marca, o que é extremamente vantajoso para a empresa. Na verdade, essa persona permite à empresa conhecer os hábitos de consumo de todos os que acessam o site. Dessa forma, torna-se mais fácil desenvolver conteúdos mais relevantes e com maior impacto no público.

Brand persona


A brand persona direciona-se ao perfil da empresa para que esta tenha uma visão mais humana dos clientes. Por meio dessa persona, é possível entender o vínculo afetivo do público em relação à empresa. Para construí-la, os profissionais de marketing devem se reunir em várias sessões de brainstorming (contribuição espontânea de ideias por parte de todos para resolução de problemas). Ao fim do processo, os resultados são surpreendentes.

Buyer persona


A buyer persona representa o consumidor em si, bem como seus comportamentos e suas preferências no momento da compra. Dessa forma, é possível conhecer as principais necessidades dos potenciais clientes, para desenvolver estratégias mais acertadas, que os convença a adquirir produtos/serviços, que realmente lhes tenham valor. Na verdade, essa persona também ajuda a identificar os hábitos de consumo do público-alvo.

Proto persona


A proto persona não é criada com base em dados coletados em pesquisas, mas sim em sessões de brainstorming realizadas pela própria empresa. Essa persona se integra às outras, com um objetivo específico: saber como o público enxerga a empresa dentre as demais do mercado. Com isso, torna-se possível entender o comportamento e as preferências dos potenciais clientes para estruturar estratégias de marketing mais acertadas.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento

Marketing e Merchandising - Estratégias Mercadológicas de Vendas

Empreendedorismo e Inovação

Fonte: Mutant

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-02-2021 Artigos

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