Em todo o mundo, empresas dos mais diversos setores têm se preparado para passar pela pandemia do novo coronavírus sem maiores danos aos negócios. Elas têm reavaliado aspectos determinantes para a sua sobrevivência nesse período de turbulência. O melhor caminho para isso é com o plano de continuidade dos negócios. Por meio dele, é possível mitigar os impactos da crise COVID-19 nos negócios.
Como as projeções indicam que a crise COVID-19 se estenderá ao longo dos próximos meses, as ações devem ser planejadas e executadas agora para surtirem resultados em médio e longo prazos. Nesse contexto, as empresas devem contar com profissionais qualificados, que apresentem conhecimento especializado em gestão de crise, para criação de estratégias e planos de ação mais acertados e precisos.
Como fazer plano de continuidade dos negócios
Reavaliar as finanças
Reavaliar as finanças é fator-chave para se manter consolidado no mercado. Nessa etapa, o fluxo de caixa passa por análise criteriosa embasado na situação econômica atual. As projeções devem considerar a evasão de clientes, a redução de receitas e o aumento de despesas. Da mesma forma, devem ser computados os incentivos financeiros, fiscais e trabalhistas por parte do governo.
Reavaliar os fornecedores
Outro aspecto a ser reavaliado refere-se ao contrato com fornecedores e aos projetos em execução. Os contratos devem ser renegociados e os projetos colocados em stand-by (modo de espera) para não colocar os negócios em risco ainda maior.
Reavaliar os clientes
A reavaliação dos clientes, principalmente os já fidelizados, deve considerar as suas necessidades urgentes. Esta é a melhor estratégia para realinhar e monitorar os processos para garantir aos clientes oferta de serviços e produtos essenciais e de qualidade.
Reavaliar os colaboradores
O capital humano é crucial em momentos de crise. Por esse motivo, torna-se importante reavaliar os colaboradores para identificar suas principais habilidades e competências. Com isso, é possível realocar funcionários em cargos e funções no caso de ausência de funcionários por problemas de saúde.
Reavaliar o setor de TI
O setor de TI deve maximizar a segurança de dados da empresa, que concernem a estratégias de mercado, indicativos financeiros, informações sobre clientes e fornecedores, entre otras informações sigilosas. Dessa forma, é possível viabilizar o trabalho remoto ao longo do período de quarentena.
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Fonte: Administradores.com - administradores.com.br
Por Andréa Oliveira.
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