Como fazer plano de continuidade dos negócios

Com o plano de continuidade dos negócios, é possível mitigar os impactos da crise COVID-19 nos negócios

Como fazer plano de continuidade dos negócios

Em todo o mundo, empresas dos mais diversos setores têm se preparado para passar pela pandemia do novo coronavírus sem maiores danos aos negócios. Elas têm reavaliado aspectos determinantes para a sua sobrevivência nesse período de turbulência. O melhor caminho para isso é com o plano de continuidade dos negócios. Por meio dele, é possível mitigar os impactos da crise COVID-19 nos negócios.

Como as projeções indicam que a crise COVID-19 se estenderá ao longo dos próximos meses, as ações devem ser planejadas e executadas agora para surtirem resultados em médio e longo prazos. Nesse contexto, as empresas devem contar com profissionais qualificados, que apresentem conhecimento especializado em gestão de crise, para criação de estratégias e planos de ação mais acertados e precisos.

Como fazer plano de continuidade dos negócios

Reavaliar as finanças


Reavaliar as finanças é fator-chave para se manter consolidado no mercado. Nessa etapa, o fluxo de caixa passa por análise criteriosa embasado na situação econômica atual. As projeções devem considerar a evasão de clientes, a redução de receitas e o aumento de despesas. Da mesma forma, devem ser computados os incentivos financeiros, fiscais e trabalhistas por parte do governo.

Reavaliar os fornecedores


Outro aspecto a ser reavaliado refere-se ao contrato com fornecedores e aos projetos em execução. Os contratos devem ser renegociados e os projetos colocados em stand-by (modo de espera) para não colocar os negócios em risco ainda maior.

Reavaliar os clientes


A reavaliação dos clientes, principalmente os já fidelizados, deve considerar as suas necessidades urgentes. Esta é a melhor estratégia para realinhar e monitorar os processos para garantir aos clientes oferta de serviços e produtos essenciais e de qualidade.

Reavaliar os colaboradores


O capital humano é crucial em momentos de crise. Por esse motivo, torna-se importante reavaliar os colaboradores para identificar suas principais habilidades e competências. Com isso, é possível realocar funcionários em cargos e funções no caso de ausência de funcionários por problemas de saúde.

Reavaliar o setor de TI


O setor de TI deve maximizar a segurança de dados da empresa, que concernem a estratégias de mercado, indicativos financeiros, informações sobre clientes e fornecedores, entre otras informações sigilosas. Dessa forma, é possível viabilizar o trabalho remoto ao longo do período de quarentena.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação

Gestão de Projetos - PMBOK e Métodos Ágeis

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores

Fonte: Administradores.com - administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 14-04-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Panorama Geral do Empreendedorismo

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.