Toda empresa que não realiza uma boa gestão orçamentária tem problemas com as vendas, as compras, entre outros. Ao longo tempo, o desempenho é comprometido, o que traz resultados catastróficos, inclusive, aumentando os riscos de falência. Para evitar que isso aconteça, o gestor deve realizar um controle orçamentário eficiente investindo em automatização, atentando para o fluxo de caixa, analisando as métricas, fazendo a projeção de cenários e fazendo um orçamento colaborativo. Vejamos abaixo com mais detalhes:
Invista em automatização
Os modernos, intuitivos e dinâmicos softwares de gestão orçamentária automatizam os processos e otimizam o planejamento financeiro da empresa. Além disso, o investimento nessa tecnologia aumenta a produtividade dos colaboradores e reduz os custos, pois a ocorrência de falhas diminui de forma significativa.
Atente para o fluxo de caixa
Primeiramente, é importante identificar todas as receitas e despesas da empresa. Para isso, basta definir um período determinado para acompanhá-las — seja ele mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual. Além disso, é essencial realizar o registro de todas as contas a pagar e a receber para que os colaboradores tenham plena noção de como anda o orçamento da empresa.
Analise as métricas
Realizar o acompanhamento das métricas e dos índices de desempenho permite ao gestor desenvolver as melhores estratégias para alcançar os resultados esperados. Eles devem ser checados e suas práticas, avaliadas para saber se o caminho seguido é o correto. Caso não seja, devem ser realizadas modificações para realinhar as estratégias.
Faça projeções de cenários
Fazer projeções de cenários prepara a empresa para diferentes situações. Para isso, devem ser projetados três cenários: pessimista, otimista e realista. O primeiro prevê as piores hipóteses em que o negócio pode se encontrar, como redução de ganhos e aumento de custos. Já o segundo projeta circunstâncias internas e externas favoráveis à empresa, como manutenção dos custos baixos e alcance de objetivos de faturamento. Quanto ao terceiro cenário, ele realiza a projeção mais próxima da realidade do negócio.
Faça um orçamento colaborativo
Atualmente, a maioria das empresas adotam o orçamento descentralizado, também conhecido como orçamento colaborativo. Por meio dele, cada setor da empresa é responsável por sua própria gestão orçamentária, o que aumenta o comprometimento entre os colaboradores participantes de cada etapa do processo.
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Fonte: mxm.com.br
Por Andréa Oliveira
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