Fidelizar clientes no atendimento não é tarefa fácil. Requer treinamento, comprometimento e estratégias bem planejadas. “A fidelização é um processo gradual, resultante da satisfação dos clientes por terem desfrutado de experiências inesquecíveis e por terem suas expectativas superadas em relação aos produtos/serviços”, destaca Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Fidelização de Clientes.
Quando o cliente se torna fiel, significa que a empresa ganhou credibilidade e reconhecimento por lhe oferecer produtos e serviços diferenciados. Como resultado, esse cliente fidelizado recomenda a marca a amigos e familiares, o que chama novos clientes, aumenta o índice de vendas e “engorda” o faturamento da empresa. E tudo começa com o atendimento com excelência.
Experiência única
Com o melhor atendimento, o cliente desfruta de uma experiência única e diferenciada. Este é o primeiro passo para que o cliente adquira novamente os produtos ou serviços da empresa. Quando se encanta com a marca, ele passa a confiar fielmente nela, pois enxerga o seu real valor. Em um mercado concorrido como o nosso, vence a empresa que oferece esse diferencial.
Hábitos de consumo dos clientes
Para fidelizar clientes, é indispensável conhecer seus hábitos de consumo. Com essas importantes informações em mãos, a equipe de atendimento certamente terá recursos mais favoráveis para convencer o cliente a realizar a compra. Para coletar esses dados, basta uma boa comunicação com o cliente, ao lhe oferecer promoções, brindes, descontos, ou mesmo informar sobre os lançamentos. Tudo deve ser minuciosamente anotado.
Foco no cliente
A empresa que almeja o sucesso deve focar no cliente. Para isso, toda a atenção dos atendentes deve estar voltada para ele. A equipe de atendimento deve ser gentil, prestativa, empática e tratar o cliente de forma personalizada. Ele deve se sentir confortável e confiante para fechar negócio com a empresa. Entretanto, o trato com o cliente não deve ser forçado, mas sim, fluir naturalmente.
Testes em produtos
Como saber se um produto apresenta real valor aos clientes? Como ter certeza se apresenta qualidade e utilidade? Por meio de testes desenvolvidos pela empresa para que sejam oferecidos aos clientes produtos com ótimo padrão. Além disso, a equipe de atendimento deve conhecer com aprofundamento cada produto, para destacar os seus melhores atributos, e assim, convencer o cliente à compra.
Pesquisas de satisfação
Desenvolver pesquisas de satisfação quanto ao atendimento é um meio de saber se a equipe responsável está (ou não) agradando. Afinal, o primeiro contato do cliente com a empresa é com o atendente. Se ele não prestar um bom atendimento, certamente a impressão que o cliente terá da empresa não será nada satisfatória. Para avaliar isso, basta explorar algumas ferramentas, como e-mail marketing, por meio da análise de relatórios e gráficos.
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Fonte: Conube
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