Como melhorar minha relação com os fornecedores?

Criar uma boa relação com os fornecedores é determinante para negociar preços, prazos e não ficar na mão com entregas de mercadorias atrasadas

Como melhorar minha relação com os fornecedores?

Criar uma boa relação com os fornecedores é determinante para negociar preços, prazos e não ficar na mão com entregas de mercadorias atrasadas. Alguns pequenos empreendedores sentem dificuldade em negociar com seus fornecedores por problemas, que poderiam ser contornados, mas resultam em conflitos e desgaste na relação empreendedor-fornecedor. Entretanto, é possível melhorar essa relação com algumas dicas simples, mas essenciais.

Com transparência e flexibilidade


Para uma relação saudável com os fornecedores, é importante um diálogo aberto entre as partes. O empreendedor deve ser transparente quanto à verdadeira situação dos negócios principalmente em momentos de crise. Já os fornecedores devem ser flexíveis quanto aos prazos para pagamentos. Tudo deve ser negociado para que os recebimentos e as entregas ocorram da melhor maneira possível sem afetar nenhuma das partes.

Com boa negociação


O empreendedor deve se planejar para identificar o que é prioridade e o que pode ser descartado. Dessa forma, torna-se mais fácil criar argumentos que convençam os fornecedores a entender o seu lado. Além disso, a negociação lhe dará mais tempo para repor o caixa para que sua empresa tenha receita para arcar com os seus compromissos. Ao negociar pagamentos e prazos, sua empresa terá tempo de ganhar folego para novos desafios.

Outra dica importante é estreitar os laços com os fornecedores para uma relação de confiança e credibilidade entre as partes. Saiba que os fornecedores também têm a intenção de manter você como cliente e torcem para que o seu negócio dê certo. Criar uma boa relação comercial trará vantagens para ambas as partes.

Entretanto, antes de negociar com os fornecedores, pesquise o mercado para saber os valores cobrados por outros fornecedores e quais as suas melhores condições de prazos, preços e entregas. Mas é preciso que essa negociação seja amigável para não criar situações de disputas com os fornecedores.

Embora você deva ser amigável, seja racional para não colocar tudo a perder. Pratique a sinceridade sem deixar as emoções o dominarem. Da mesma forma, não demonstre aos fornecedores ansiedade, mas sim, segurança. Forme uma rede de parceiros, que serão seus aliados independentemente de os momentos serem turbulentos ou não.

Com boas estratégias


Além de saber negociar com os fornecedores, é preciso reavaliar suas estratégias de relacionamento com os clientes ou de produção. Se a produção for impactada pela crise, por exemplo, você deve criar prioridades para ter o mínimo de prejuízo. Para a produção não ter atrasos, negocie com os fornecedores para a entrega de matéria-prima no prazo certo. Assim, os clientes terão os seus produtos no prazo de entrega correto. Se não tiver outro jeito, priorize clientes ou produtos até que tudo volte à normalidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Empreendedorismo e Inovação

Inteligência de Mercado - Como Acessar o Mercado em Tempos de Crise e Crescimento

Fonte: aliancaempreendedora.org.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 12-08-2021 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.