Não importa qual a natureza jurídica ou a forma de tributação de uma clínica veterinária ou de qualquer outra prestação de serviço na área veterinária, sempre será necessário organizar as obrigações tributárias e controlar a movimentações financeiras para que o empreendimento prospere e possibilite, inclusive, novos investimentos.
Visto isso, fica nítida a importância da contabilidade no gerenciamento do negócio, uma vez que ela é uma ciência que vai muito além de gerar folhas de pagamento e pagar impostos.
Assim, mesmo que o médico veterinário, além das suas responsabilidades profissionais, ainda exerça alguma tarefa nesse sentido, como declarar seu próprio imposto de renda, por exemplo, a assessoria contábil é uma extraordinária ferramenta que permite um planejamento tributário eficiente, um bom controle de estoque, a definição dos setores em que o lucro da empresa deve ser injetado e, ainda, a identificação de todos os custos necessários para que o empreendimento continue funcionando com boa saúde financeira.
Entretanto, engana-se quem acha que o médico veterinário deve se abster de conhecer os trâmites contábeis do seu negócio pelo fato de haver contratado assessoria especializada.
O profissional da Contabilidade é o contador, cuja assessoria é fundamental para que uma empresa cumpra com todas as suas obrigações fiscais, tributárias, trabalhistas, previdenciárias etc. Uma vez escolhido o contador, será preciso elaborar um contrato escrito no qual são estabelecidas todas as obrigações das partes, dos serviços, forma de pagamento, entre outros.
Entretanto, independente se está pagando por essa assessoria, o Médico Veterinário deve conhecer o mínimo sobre a contabilidade inerente ao serviço que presta, já que é do seu bolso que sairá o custeio das obrigações.
Nunca contrate um contador considerando somente o preço cobrado. Procure referências de um bom profissional, e de preferência que tenha experiência em assessoria na área específica do seu negócio. Converse com o contabilista e veja os serviços que ele pode oferecer. Saiba que qualquer problema que sua empresa vier a ter com o Fisco, ela será a responsável, mesmo que o erro seja por culpa do contador. Neste caso, primeiro você terá que regularizar a situação da sua empresa com o Fisco para, posteriormente, ingressar com uma ação a fim de apurar a responsabilidade do contador. Como sua empresa vai ser “cuidada” por esse profissional, cabe a você escolhê-lo de forma a evitar problemas para você e seu negócio.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária
Por Daniela Guimarães.