Os clientes possíveis na recepção

Elaboramos os possíveis clientes que você pode experienciar como recepcionista.

Os clientes possíveis na recepção    Artigo CPT

Você sabe como recepcionar todos os tipos de cliente? Na recepção várias situações podem ser enfrentadas e um(a) bom(a) recepcionista é aquele que sabe lidar bem com todas as situações que a empresa pode passar, a professora Ana Paula Barbosa do Curso CPT de Treinamento de Recepcionista, estipulou 8 perfis de cliente e como agir com eles quando passam por sua recepção.


1 — Cliente compulsivo: É apressadinho e costuma interromper quem está falando.
Como agir: seja rápido, tenha agilidade e seja objetivo. Ele não tem paciência para ouvir muita explicação. Além disso, ele deve notar segurança no seu modo de agir e falar. Você deve ter bons argumentos e conhecimento do assunto.

2 — Cliente meticuloso: É paciente e muito minucioso. Repara nos mínimos detalhes enquanto aguarda ser atendido. Analisa todas as propostas feitas a ele, de todos os ângulos. É muito exigente.
Como agir: seja paciente, tenha calma e segurança. Demonstre alto grau de conhecimento e explique, com detalhes, todo o processo pelo qual ele terá de passar, passo a passo.

3 — Cliente tímido: ele é inseguro. Hesita a cada proposta. Ora quer continuar com o projeto, ora pensa que não deve. Tem muita dificuldade em tomar decisões. Geralmente fala devagar e baixo.
Como agir: procure decidir por ele, sem que ele perceba. Dê opções prontas, onde ele terá de escolher uma delas. É um cliente a quem se deve dar bastante atenção.

4 — Cliente convencido: normalmente, são pessoas que gostam de demonstrar que conhecem tudo. Normalmente, também, são ameaçadores e não aceitam estar errados em nada.
Como agir: dê-lhe opções, sem decidir por ele. Mostre as consequências de cada escolha. Não o ajude a pensar qual delas seria a melhor. Ele ficaria ofendido. Concorde sempre com ele, pois pensará que você tem a mesma opinião que a dele, sendo sempre a melhor. Cultive sua vaidade.

5 — Cliente desconfiado: ele não dá a menor atenção e faz com que você não saiba se ele está gostando ou entendendo. Ouve tudo sem muita reação. Tenta sempre testar você, seus conhecimentos e informações, para analisar se o que você está falando é besteira ou não.
Como agir: mostre que você faz bem a sua função, e que ele fez um grande negócio procurando a sua empresa. Segurança nos argumentos e conhecimento é a alma do negócio. Normalmente, são clientes com algum receio com o negócio, por saber de experiências anteriores.

6 — Cliente simpático: ele é conversador, contador de histórias e é muito bom nisso. Por esse motivo, leva muito tempo para dizer o que realmente quer, atrapalhando o andamento do seu serviço.
Como agir: não desfaça do cliente. Atenda-o sendo objetivo, rápido e educado. Dessa forma, ele entenderá que seu tempo é curto para atender a todos os chamados.

7 — Cliente nervoso: normalmente, quando ele chega até você, já está nervoso. Muitas vezes, fala sobre assuntos que não têm relação com o problema que o levou a procurar a empresa. Geralmente, é agressivo no falar, utilizando xingamentos.
Como agir: deixe-o falar. O estado emocional do cliente está alterado. Assim, a melhor maneira de acalmá-lo é deixar que extravase as emoções, falando. Após o cliente ter esgotado a necessidade de falar, você poderá conversar sobre seu real problema. Para esse tipo de cliente é essencial que você mantenha a calma.

8 — Cliente conquistador: normalmente, dizem frases insinuantes e fazem elogios desconcertantes.
Como agir: agradeça os elogios e vá direto ao assunto, sem ser rude. Basicamente, são estes os tipos mais comuns de clientes que você encontrará. Com esse tratamento dado a eles você poderá desarmá-los e obter êxito no seu atendimento.


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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 12-04-2022 Artigos

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