Segundo Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, especialista em marketing e professora do Curso CPT Marketing para Pequenas Empresas, marketing é todo conjunto de ações a serem implantadas na empresa para estimular o consumidor a adquirir seus produtos ou serviços, possibilitando o seu sucesso. Entretanto, qualquer estratégia de marketing só terá êxito se o cliente for encarado como o centro de todo o processo.
São vários os tipos de marketing para empresas, que trazem excelentes resultados para o empreendedor. Vejamos com mais detalhes os principais:
Inbound e outbound marketing
O inbound marketing explora as dificuldades enfrentadas pelo público, assim como os seus questionamentos e interesses, para a produção de conteúdo relevante. O principal objetivo é oferecer aos clientes material de qualidade para a solução de problemas. Assim, ao invés de procurar os clientes, estes é que entram em contato com a empresa ao acessarem o conteúdo.
Enquanto o inbound marketing guia o consumidor rumo ao fundo do funil de vendas para torná-lo um cliente real, o outbound marketing vai até o cliente para trazê-lo até a empresa com o objetivo de torná-lo consumidor efetivo dos seus produtos e serviços.
Marketing digital
Com o advento da internet, os mecanismos de busca, como o Google, e as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, passaram a fazer parte da vida das pessoas. Nesse contexto, o marketing digital merece destaque, pois adota estratégias que promovem várias marcas na internet.
Mas de que forma o marketing digital atua? Explorando diferentes canais na rede e utilizando ferramentas, que facilitam a conferência simultânea dos indicadores, para que as estratégias gerem os melhores resultados.
Marketing viral
O marketing viral explora as conexões entre grupos específicos para ampliar a abordagem da empresa no mercado. De que forma? Viralizando dado conteúdo na internet. Trata-se de uma estratégia significativamente econômica para a empresa, principalmente por aproveitar o engajamento do público-alvo para expandir o alcance da marca.
Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento faz com que os próprios clientes de uma determinada marca se tornem divulgadores dos seus produtos e serviços.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo produz e divulga conteúdo relevante, sem promover explicitamente a marca. Como auxilia o seu público-alvo na solução de problemas, ele fortalece a imagem da marca no mercado. Para isso, são utilizadas plataformas, como redes sociais, e-books, blogs, entre outros, considerando o público-alvo e o perfil da empresa.
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Fonte: aberturasimples.com.br
Por Andréa Oliveira
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