Quais os tipos de sociedade empresarial mais comuns?

Além de compartilharem capital, os sócios dividem responsabilidades e obrigações em prol do crescimento e sucesso da empresa

Quais os tipos de sociedade empresarial mais comuns?

Atualmente, existem diversas maneiras de se associar às pessoas para montar um negócio. Esses tipos de sociedade são formados por dois ou mais sócios, que desempenham determinadas atividades econômicas e comercializam produtos ou serviços para a obtenção de lucro. Além de compartilharem capital, os sócios dividem responsabilidades e obrigações em prol do crescimento e sucesso da empresa.

Sociedade Limitada


Na Sociedade Limitada, cada um dos sócios faz um investimento no capital social. Esse valor a ser investido por um e outro sócio pode ser diferente. Além disso, cada sócio participa da administração da empresa de acordo com o valor do investimento. Trata-se de uma empresa que comercializa bens e serviços com fins lucrativos.

Sociedade Anônima


Na Sociedade Anônima, o capital da empresa é dividido em ações, que definem a responsabilidade dos sócios. Para a sua formação, devem ser associadas duas ou mais pessoas, com o registro de um estatuto social estabelecendo todos os direitos e todas as obrigações dos sócios ou acionistas. Trata-se de uma empresa direcionada ao acúmulo de capital.

Sociedade Simples


Na Sociedade Simples, associam-se dois ou mais profissionais atuantes na mesma área para prestação de serviços concernentes à sua categoria. Como é uma sociedade com atividades associadas apenas à profissão dos sócios, ela não se encaixa na classificação de atividade empresarial.

Sociedade Cooperativa


Com natureza civil e sem fins lucrativos, a Sociedade Cooperativa está livre de falência. Trata-se de uma empresa essencialmente de prestação de serviços para seus associados, com regras bem distintas dos outros tipos de sociedade. Uma de suas características principais é a obrigatoriedade de ser formada por 20 pessoas no mínimo.

Sociedade em Nome Coletivo


A Sociedade em Nome Coletivo é formada por pessoas físicas, com responsabilidades ilimitadas. Uma de suas principais características é a associação com base na solidariedade, na qual os sócios são responsáveis pelas obrigações da empresa com seu patrimônio pessoal. O contrato social define os limites de responsabilidade de cada sócio.

Sociedade em Conta de Participação


A Sociedade em Conta de Participação é formada por dois ou mais sócios participativos ou ostensivos. Diferentemente dos outros tipos de sociedade, ela não apresenta personalidade jurídica autônoma. Sua criação é específica para atividades comerciais e, assim que o lucro é obtido, essa sociedade acaba.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Empreendedorismo e Inovação

Estratégias de Coaching para Jovens Empreendedores

Como Administrar Pequenas Empresas

Fonte: blog.contaazul.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 13-07-2021 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.