Vantagens e desvantagens do cálculo do EBITDA

EBITDA é um indicador financeiro, que especifica o lucro de uma empresa antes dos descontos em juros e impostos, ou perdas com depreciação ou amortização

Vantagens e desvantagens do cálculo do EBITDA

Em inglês, EBITDA quer dizer Earnings before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Já em português significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA). Este é um indicador financeiro, que especifica os lucros de uma empresa antes dos descontos em juros e impostos, ou perdas com depreciação ou amortização. Em síntese, EBITDA representa o caixa operacional da empresa.

Na verdade, esse indicador permite uma avaliação mais precisa da saúde financeira da empresa. Com o cálculo dos Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, chega-se ao fluxo de caixa e, consequentemente, à performance financeira dos negócios. Dessa forma, é possível realizar uma gestão de riscos atual mais eficiente para melhorar as operações futuras.

Trata-se de uma excelente ferramenta para conferência das finanças da empresa, principalmente porque o caixa pode ser impactado negativamente por falhas nas movimentações financeiras.

Cálculo do EBITDA


No cálculo do EBITDA, são considerados: lucro operacional líquido + depreciação + amortização. Entretanto, as despesas operacionais devem ser minuciosamente calculadas, pois determinam a soma dos gastos com custos administrados, despesas gerais e vendas, menos depreciação + amortização. Assim se chega ao lucro operacional líquido, que corresponde à receita operacional líquida -custos dos produtos vendidos + despesas financeiras líquidas e despesas operacionais.

Vantagens do EBITDA


São inúmeras as vantagens do EBITDA. A primeira delas é permitir a avaliação da produtividade e da eficiência do negócio, com números que correspondem ao potencial de produção e vendas. Além disso, facilita a análise específica do desempenho da empresa e dos produtos/serviços. Sem falar que possibilita a comprovação por números da viabilidade e sustentabilidade econômica da empresa.

For que o EBITDA indica o potencial competitivo da empresa, comparado ao da concorrência. Além disso, permite a comparação com negócios de outros países, pois é um indicador internacional, que desconsidera tributações.

Desvantagens do EBITDA


Não só de vantagens vive o EBITDA. Uma de suas principais desvantagens é que a empresa não deve usá-lo como único indicador financeiro, pois a análise pode não ser suficiente para avaliar a eficiência das finanças da empresa. Além disso, nem sempre o EBITDA é a opção mais acertada, pois os investimentos podem não ser calculados e valores importantes podem ser ocultados. Sem falar que o indicador não permite que se chegue à liquidez dos negócios.

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial:

Administração Financeira na Pequena Empresa

Matemática Financeira

Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1

Fonte: MXM Sistemas

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-04-2021 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde Como Iniciar seu Negócio

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.