Como instalar caixas para tomadas e interruptores em uma construção?

O CPT preparou um passo a passo para ajudar você a entender melhor este assunto


A instalação de caixas para tomadas e interruptores é muito importante em qualquer construção. Neste texto, apresentamos um passo a passo para ajudar você a realizar essa tarefa de maneira correta e segura, garantindo um resultado profissional, explicam os professores Alex de Freitas Bhering Cardoso e José Dermeval Saraiva Lopes, do Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação Elétrica de um Prédio Residencial.


As paredes serão construídas ao longo das vigas onde os eletrodutos estão saindo, permitindo que eles fiquem embutidos e sirvam como passagem para os fios que ligarão tomadas e interruptores. Assim, quando as paredes estiverem prontas, o eletricista deverá marcar e instalar as caixas das tomadas e interruptores, concluindo a instalação dos eletrodutos.


Assim como ocorre com as caixas para lâmpadas no teto, o posicionamento e a quantidade das caixas de tomadas e interruptores, bem como o local de passagem dos eletrodutos, estão definidos no projeto elétrico.


Passo a passo – Instalação de caixas para tomadas e interruptores:


1. Marcação: use giz para marcar na parede o local onde todas as caixas serão instaladas e o caminho dos eletrodutos até elas.


2. Recorte: com uma marreta e uma talhadeira, recorte o local da caixa e o caminho do eletroduto.


3. Conexão de eletrodutos: após o recorte, conecte o eletroduto saído da laje com outro eletroduto de mesma bitola, utilizando uma emenda de bitola maior. Corte o novo eletroduto no tamanho necessário para ligar o eletroduto da laje à caixa da tomada/interruptor.


4. Fixação: prenda o eletroduto na vala com pedaços de vergalhão fino.


5. Preenchimento e posicionamento: preencha o recorte na parede com argamassa e posicione a caixa, inserindo nela a ponta do eletroduto.


6. Acabamento: faça um bom acabamento com a argamassa.


7. Repetição: repita o mesmo processo na vala do eletroduto.

Para facilitar a conexão dos condutores com os interruptores e tomadas, recomenda-se instalar os eletrodutos desalinhadamente quando houver mais de um inserido na mesma caixa.


Com essas instruções, você estará pronto para realizar a instalação das caixas para tomadas e interruptores em sua construção. Seguindo o passo a passo cuidadosamente, você garantirá uma instalação segura e correta.


Como instalar caixas para tomadas e interruptores em uma construção?

A capacitação é fundamental para dominar todas as técnicas e segredos da área de instalação eletrica.  O Curso CPT Capacitação de Eletricista - Instalação Elétrica de um Prédio Residencial  oferece uma excelente oportunidade de aprendizado nessa área. Não deixe passar essa chance, invista em conhecimento e conquiste reconhecimento no mercado, desenvolvendo um negócio promissor e rentável!

Conheça os Cursos na Área Treinamento Profissional.

Por: Thiago de Faria

Thiago de Faria Ribeiro 27-05-2024 Capacitação

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.