Recolocação - momento de refletir e se preparar

Se chegar o momento de buscar uma recolocação, tenha em mente: o sucesso não depende só dos seus conhecimentos e das suas experiências anteriores. É

Se chegar o momento de buscar uma recolocação, tenha em mente: o sucesso não depende só dos seus conhecimentos e das suas experiências anteriores. É necessário você se conhecer bem, seus pontos fortes e fracos, ter consciência de suas habilidades e suas emoções, além de ter em mente seu real desejo.

Imagine que você se candidate a uma proposta de trabalho “aparentemente” bastante interessante pelo porte da empresa, remuneração oferecida, benefícios, etc. Ao comparecer a uma entrevista, e para se encaixar no perfil solicitado, você responde todas as perguntas sem pensar muito em si e coloca-se à disposição para uma série de exigências sem raciocinar emocionalmente. Legal, se saiu bem, aceitou tudo, e agora foi chamado para iniciar.

Achando que está bem recolocado, inicia na empresa motivado, porém no dia-a-dia começa a perceber que as funções assumidas - as quais você não se preocupou serem seus pontos fortes - tornam-se problemas, pois seus resultados começam a se prejudicar pela “falta de tempo” e torna-se difícil cumprir sua agenda. Para agravar, bem ou mal, este é o fruto da sua candidatura à vaga e sua boa persuasão durante a entrevista. Você só percebe com o passar das semanas que não consegue administrar mais seu tempo, leva para casa preocupações, enfim não está feliz. Então começam as cobranças pelo seu desempenho, a pressão pelos resultados, enfim o retorno que a empresa espera. Conclusão após o período de experiência, feita uma avaliação, ambas as partes não estão satisfeitas e lá se vai a sua recolocação.

E agora, tudo de novo? Não, é tempo de refletir e se preparar. Você precisa se autoconhecer, assumir o que tem de pontos bons a oferecer e quais os pontos que ainda precisa desenvolver. Além disso, precisa buscar uma função compatível com suas habilidades para aplicá-las em atividades que te darão prazer e farão com que sua produtividade seja boa, mantendo-o automotivado. Parece fácil, mas não é. Principalmente na hora da tal entrevista. Por isso, prepare-se.

Acompanhe as novidades do mercado e não hesite em trocar informações com sua rede de relacionamento (networking) e com amigos pessoais e familiares. Exercite o autoconhecimento, faça uma revisão geral no seu currículo analisando as empresas que trabalhou e o que exerceu em cada uma delas, relembre em qual delas obteve melhores resultados e de tudo que fez o que mais te deu prazer. Você deve perseguir o sucesso da forma como o concebe, e não como os outros padronizam. A única maneira de realizar-se profissionalmente é descobrir o que gosta de fazer e procurar fazê-lo sempre com excelência.

Feito isto, trace seus objetivos, busque oportunidades em empresas que se assemelham com seu perfil. Assim você estará pronto para enfrentar com segurança novas entrevistas porque sabe o que quer e o que tem a oferecer para uma nova empresa.

Algumas dicas de como se comportar durante o processo seletivo

  • Ao ser chamado, agende dia e horário que possa realmente cumprir, confirme o endereço e o que deve apresentar de documentos.
  • No dia agendado, prepare-se com antecedência, mentalize seus objetivos e mantenha-se confiante e tranqüilo.
  • Na apresentação, seja simpático, mas cuidado para não ser muito expansivo. Procure ouvir mais e falar menos. Responda as perguntas de forma objetiva e verdadeira, não tenha medo de revelar que consciência dos seus pontos fracos, mas que está disposto a desenvolvê-los, e enfatize seus pontos fortes.
  • Deixe claro que a oportunidade oferecida foi avaliada e escolhida por você, também é do seu interesse dedicar-se para trazer bons resultados para a empresa de maneira prazerosa porque estará praticando o que gosta e que esta conclusão foi fruto de uma auto-análise profissional.
  • Seja honesto, não tenha medo de expor suas expectativas e, se houver alguma dúvida, esclareça. Agindo assim você garantirá que sua entrevista seja diferente, por ter sido transparente e ter a certeza de que está em busca do que realmente quer. Isto aumentará suas chances de conseguir a recolocação de seus sonhos. E saiba, poucos têm coragem para isso.

Maria Paula Bartolozzi Astrauskas é psicóloga, pós-graduada em Administração e consultora de Recursos Humanos da empresa Siegen.Site: www.siegen.com.br

Emprego e Renda 15-02-2012 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.