Organize a sua empresa e aumente a produtividade

A organização da estrutura de uma corporação depende da forma como o gestor alocará seus colaboradores para o máximo desempenho de toda a cadeia produtiva.

A organização da estrutura de uma corporação depende da forma como o gestor alocará seus colaboradores para o máximo desempenho de toda a cadeia produtiva


Muitos negócios não prosperam pela falta de organização e planejamento. Ambos são primordiais para aumentar a produtividade da empresa, além do aprimoramento dos serviços e produtos oferecidos aos clientes. Para que isso aconteça, a empresa deve garantir uma boa estrutura organizacional.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Como Administrar Pequenas Empresas, a organização da estrutura de uma corporação depende da forma como o gestor irá designar seus colaboradores para o máximo desempenho de toda a cadeia produtiva.

Quem investir na organização da empresa certamente não sentirá dificuldade ao controlar todas as demandas exigidas pela corporação. Além disso, o gestor que sabe organizar toda a cadeia estrutural da empresa terá maior facilidade em contratar colaboradores no momento necessário, bem como alcançará a maior satisfação de sua equipe.

Para ajudar você a organizar sua empresa e aumentar a produtividade de sua equipe, siga as dicas abaixo:

Faça o planejamento da demanda

A boa produtividade da equipe de funcionários está diretamente relacionada ao bom planejamento da demanda. Para otimizar os resultados, desenvolva processos objetivos e claros na análise de dados, nos indicadores de desempenho e no controle das atividades.

Por meio de um bom organograma, você será capaz de visualizar melhor todo o processo que envolve as inúmeras demandas, o tempo necessário para realizá-las e a equipe com mais competência para terminá-las com excelência.

Garanta uma boa comunicação interna

Para garantir uma comunicação interna eficiente e rápida, deve haver, no máximo, 3 níveis de hierarquia, ligando o CEO à linha de frente. Caso contrário, os muitos graus hierárquicos poderão prejudicar a comunicação interna entre presidente e colaboradores, por exemplo.

Além disso, com a longa cadeia comunicativa, a mensagem poderá chegar deturpada a seu destino. Por isso, dê atenção redobrada à comunicação. Afinal, desde o mais alto grau hierárquico até o mais baixo, todos devem se sentir como um todo dentro da empresa.

Faça um modelo organizacional adequado à empresa

Veja qual modelo organizacional é melhor para a empresa. Você pode escolher entre o projetista e o funcional, ou ainda mesclar ambos. No funcional, a empresa é organizada em setores. A empresa mais adequada a esse modelo é aquela com planos de carreira pré-determinados, que desempenham atividades especializadas e repetitivas.

Já no modelo projetista, a empresa é organizada em núcleos interdependentes, com o objetivo principal de solucionar problemas de clientes do início ao fim. É o caso dos escritórios de advocacia e arquitetura, por exemplo.

Muitos gestores preferem mesclar os modelos projetista e funcional, pois, dessa forma, podem aproveitar o melhor de cada um.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Exame.

 

Andréa Oliveira 10-08-2015 Artigos

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