Duas práticas essenciais ao setor de RH

Algumas práticas essenciais ao setor de RH potencializam a dinâmica de gestão de pessoas. Afinal, tudo o que envolve os Recursos Humanos é estratégico para a empresa,...

Algumas práticas essenciais ao setor de RH (Recursos Humanos) potencializam a dinâmica de gestão de pessoas

Algumas práticas essenciais ao setor de RH potencializam a dinâmica de gestão de pessoas. Afinal, tudo o que envolve os Recursos Humanos é estratégico para a empresa, seja ela pequena, média ou grande, nacional ou estrangeira. Algumas delas ainda não contam com o departamento de RH nem mesmo com profissional especializado para tal. Parece improvável, mas isso é bastante comum no mundo corporativo. Com isso, aumentam as probabilidades de surgirem problemas envolvendo o quadro de funcionários da empresa.

Para evitar que isso aconteça, há duas práticas essenciais ao setor de RH:

Descrição de cargos e estruturação de tabela salarial justa

De suma importância para a empresa, a descrição de cargos e funções direciona melhor as atribuições de cada setor, além das competências e aptidões de cada colaborador no ambiente corporativo.

Uma discriminação bem estruturada auxilia na avaliação das habilidades técnicas e comportamentais do funcionário, assim como na verificação da necessidade de cursos e especializações para aprimorar os conhecimentos da equipe.

Da mesma forma, a descrição de cargos e funções dos colaboradores implementa o processo de remuneração e benefícios de todo o quadro corporativo. Ao analisar melhor cada cargo, é possível estipular a base salarial e fazer os comparativos no mercado de trabalho.

Após uma boa pesquisa, o RH pode estruturar uma tabela salarial justa, com fórmulas e regras específicas a cada função, assim como desenvolver uma política de renumeração e benefícios da empresa.

Segundo o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1, quando a política salarial da empresa é justa e competitiva, os interesses econômico-financeiros da corporação unem-se aos interesses de crescimento dos funcionários. Além disso, a estruturação do sistema de cargos e salários bem elaborada dimensiona os custos com pessoal e impede possíveis injustiças ou reclamações por parte dos colaboradores.

Análise do desempenho dos colaboradores e boa comunicação interna

Por meio da avaliação do desempenho dos funcionários da corporação, o setor de RH consegue mensurar quais os principais pontos de melhoria no âmbito organizacional. Para isso, a comunicação com os funcionários deve ser efetiva e rápida, mas sem que a mensagem seja distorcida ou deturpada.

Caso contrário, torna-se bem mais complicado avaliar o desempenho de cada departamento. Sem falar que problemas de comunicação causam sérios impactos tanto nos colaboradores como em todo o departamento. E os resultados são nada otimistas!

Já a boa comunicação interna gera efeitos benéficos às pessoas, pois evita mal entendidos e desmotivação dos funcionários.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Administradores.

 

Andréa Oliveira 07-03-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.