Quer turbinar seu Linkedin? Saiba como

No Linkedin, é de fundamental importância manter perfil e currículo atualizados, bem organizados e atrativos para garantir uma boa impressão

No Linkedin, é de fundamental importância manter perfil e currículo atualizados, bem organizados e atrativos para garantir uma boa impressão

O Linkedin tornou-se uma das redes de relacionamento profissional mais importantes da atualidade. Independentemente de você estar no mercado ou à procura por recolocação, a rede o conecta com o mundo dos negócios, com grandes empresários e profissionais de sucesso. Portanto, é de fundamental importância manter perfil e currículo atualizados, bem organizados e atrativos.

Se você quer turbinar seu Linkedin para garantir uma boa impressão em todos aqueles que o acessam – empresários, recrutadores, profissionais diversos, são necessárias algumas medidas simples, mas que proporcionam excelentes resultados. Quer saber como? Siga as dicas abaixo:

Saiba separar o e-mail pessoal do profissional

Não confunda a esfera profissional com a pessoal, saiba separá-las. Isso vale para os e-mails. Da mesma forma que você utiliza o Linkedin como rede de relacionamento profissional, o mesmo deve ser feito com o e-mail.

Evite utilizar informações pessoais no perfil

Mais uma vez, o caráter pessoal deve ser deixado de lado. Portanto, filhos, marido, esposa, religião, política, lazer, ou todo e qualquer dado referente à sua vida particular não deve ser informado em sua rede de relacionamento profissional.  

Especifique os cargos exercidos

Todos os cargos exercidos por você, no decorrer de sua carreira, devem ser especificados com clareza e objetividade. Lembre-se de que vários recrutadores poderão acessar o seu perfil e eles querem saber se você foi/é gerente de marketing, gerente executivo, gerente financeiro, gerente de TI ou gerente de operações, e não apenas gerente.

Detalhe as funções do cargo

Se você foi/é gerente de RH em uma empresa, por exemplo, detalhe todas as funções e tarefas exercidas no cargo que ocupou/ocupa (seja conciso). Tente passar para todos sua contribuição para o crescimento da empresa onde trabalhou/trabalha.

Não enfeite o currículo nem exagere

Ser simples ao elaborar o currículo é um passo rumo ao sucesso. Portanto, não enfeite o currículo com letras em formatos, tamanhos e cores diferentes. Não exagere!  Padronize seu currículo com a fonte Times New Roman, tamanho 11 ou 12. Se quiser, pode utilizar fontes maiores (apenas um pouco) para nome e cargo.

Capriche na gramática e na ortografia

Ainda que você tenha dificuldades em relação à norma culta da língua padrão, há vários dicionários online e sites que esclarecem a maioria das dúvidas. Portanto, ao fazer o currículo, capriche na gramática e na ortografia. Sem falar dos erros de digitação. Volte sua atenção a eles.

Não permita intervalos entre um emprego e outro

Em nossa vida profissional, é muito comum haver intervalos entre a mudança de um emprego para outro. Para os recrutadores isso não é visto com bons olhos. Portanto, complete esses intervalos com estágios, cursos de capacitação e trabalhos voluntários, que demonstrem como você é ativo e produtivo.

Anexe uma foto de rosto ao currículo

Em geral, fotos em currículos não são mais apropriadas nos dias de hoje. Entretanto, no Linkedin, esta é uma exceção. Isso porque os recrutadores gostam de ver com que profissional pretendem estabelecer contato.  

Salve os arquivos em PDF e não Word

Antes de enviar a versão eletrônica do currículo, salve-a em PDF e não Word. Mas por que isso? Porque a maioria dos desktops, notebooks e tablets não visualizam o documento em Word. Já no formato em PDF, a visualização é padronizada para todos os dispositivos.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Brasil Econômico IG.

 

Andréa Oliveira 19-05-2016 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.