Como manter o foco no trabalho

Quando você consegue manter o foco no trabalho, você administra melhor o seu tempo, evita atrasos nas demandas e aumenta a produtividade

Quando você consegue manter o foco no trabalho, você administra melhor o seu tempo, evita atrasos nas demandas e aumenta a produtividade

Como manter o foco no trabalho 

A tecnologia trouxe ferramentas essenciais às empresas, pois garante agilidade aos processos e evita o retrabalho. Por outro lado, quando não bem utilizada, pode reduzir a produtividade e aumentar o índice de erros por falta de atenção. Isso acontece porque vivemos hoje em um mundo onde as informações chegam em tempo real e de forma remota. São chuvas de mensagens no WhatsApp e notificações no Facebook, o que tira o foco dos funcionários em um piscar de olhos.

Mas não somente as redes sociais podem desconcentrar as pessoas no trabalho. Algumas vezes, colegas muito tagarelas atrapalham a concentração de quem está ao lado. Outras vezes, a movimentação excessiva no setor ou departamento já basta para distrações. Então o que fazer para manter o foco no trabalho?

Dica 1

Às vezes, perdemos a concentração e não sabemos o motivo exato para que isso aconteça. Uma boa dica é observar ao redor o que nos causa distrações. Conversas paralelas, contínuos pedidos de ajuda dos colegas, falta de organização da mesa de trabalho, tudo pode resultar em perda de foco. Portanto, assim que identificar o problema, tente eliminá-lo. Coloque fones de ouvido (com uma música suave) se a causa da desconcentração forem conversas excessivas no setor.

Dica 2

Algumas ações mecânicas podem tirar o foco do trabalho, como acessar o e-mail várias vezes durante o expediente. Isso prejudica o bom andamento das tarefas urgentes ou importantes, o que reduz a sua produtividade. Tente reservar apenas uns minutos do dia para ler suas mensagens e responder seus contatos. Caso contrário, as demandas tendem a acumular, o que poderá levá-lo a atrasos irremediáveis.

Dica 3

Uns se concentram melhor logo pela manhã, outros apresentam essa habilidade na parte da tarde. Portanto, identifique em que período você consegue se manter focado com maior facilidade. Reserve para ele as tarefas mais complexas, que requerem maior poder de concentração. Lembre-se de que há momentos em que voltar a atenção a uma determinada atividade torna-se muito mais difícil.

Dica 4

Atividades de longa duração são bastante cansativas e monótonas. Para quebrar esse período, é recomendado um intervalo para descanso entre 15 e 30 minutos. Sendo assim, caso tenha trabalhado por três horas seguidas, pare um momento para tomar um cafezinho, andar pelo corredor da empresa, fazer um alongamento, ou alguma outra atividade que permita sua mudança de foco para relaxar. Após esse tempo, certamente você voltará ao trabalho com maior disposição e energia.

“Quando você consegue manter o foco no trabalho, você administra melhor o seu tempo, evita atrasos nas demandas e aumenta a sua produtividade”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso a Distância CPT Gerenciamento do Tempo da Área Treinamento Profissional.

Fonte: UOL Economia.

Confira o artigo "Dicas para aumentar a produtividade no trabalho" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Andréa Oliveira 25-10-2017 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.