Descubra os perfis de clientes para compra

Alguns clientes são motivados à compra para resolver um problema, outros para economizar tempo

Alguns clientes são motivados à compra para resolver um problema, outros para economizar tempo

Descubra os perfis de clientes para compra“Quando o cliente tem uma boa experiência na compra de produtos ou aquisição de serviços, ele se sente motivado, engajado, encantado em relação à empresa. Afinal, suas expectativas foram superadas e, como resultado, ele se tornou um cliente fiel e leal à marca”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso a Distância CPT Fidelização de Clientes e Online. Mas não apenas a superação de expectativas induz o cliente à compra, há fatores motivadores, que chegam ao mesmo resultado.

Alguns clientes são motivados à compra para resolver um problema, outros para economizar tempo. Existem também clientes motivados pela possibilidade de transformação. Independentemente dos motivos que impulsionam um cliente a comprar um produto ou contratar um serviço, há um fator determinante que ajuda na motivação: o relacionamento com o cliente. Mas como estreitar os laços com o cliente de forma sutil e confiável?

Por meio do marketing digital. Esta é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas. Ao contar a história da empresa em vídeos institucionais, ao disponibilizar gratuitamente conteúdos relevantes, ao oferecer promoções em redes sociais, uma barreira se rompe. Nesse momento, o cliente passa a enxergar a empresa com outros olhos. Para ele, agora, ela passa credibilidade e comprometimento.

Da mesma forma, é importante conhecer o perfil dos clientes para compra. Assim, torna-se mais fácil explorar o que mais os motiva. Então, que tal conhecer um pouco sobre cada um deles?

Não quer, mas sabe que precisa

Cliente difícil de convencer. Para persuadi-lo à compra, é preciso um longo e árduo trabalho. Esse perfil de cliente sabe que precisa do produto, mas mesmo assim não compra. Sempre deixa para depois, pois não vê necessidade em sua aquisição imediata. Na verdade, para ele, o produto não é prioridade no momento. Nesse caso, é preciso convencê-lo de que o produto é essencial, que resolverá o seu problema ou transformará a sua vida.

Quer sem saber que precisa

Cliente com bom potencial para compra. Não é preciso esforço para convencê-lo. Afinal, ele gosta de gastar sem, ao menos, saber se precisa. Cabe à empresa apresentar o produto a ele! Caso contrário, ele passará direto pelo anúncio ou pela vitrine, pois não terá noção dos inúmeros benefícios que o produto pode proporcionar à sua vida. Mas quando descobre o valor da marca, compra novamente e indica o produto a amigos e familiares.

Quer e sabe que precisa

Cliente preferido das empresas - inclusive, em ações de marketing de nicho. Esse perfil conhece a marca da empresa e sabe que precisa do produto/serviço. Assim que se depara com uma boa oferta, realiza a compra sem hesitar. Como já se tornou um cliente fiel e compra porque quer e precisa, basta que a equipe de marketing e vendas adote estratégias que o retenham. Esse cliente jamais deve ser deixado em segundo plano.

Fonte: administradores.com.br

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Gestão Empresarial.

Andréa Oliveira 05-04-2018 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.