5 erros comuns em equipes de vendas

Não personalizar os contatos e não conhecer o público-alvo são erros comuns em equipes de vendas

5 erros comuns em equipes de vendas

Quanto mais rápido o processo de venda, melhor para a empresa. Entretanto, existem erros comuns em equipes de vendas, que impactam negativamente no ciclo de vendas. São eles: não personalizar os contatos, não conhecer o público-alvo, não conhecer o produto, não monitorar os resultados, além de não saber interpretar os feedbacks. Felizmente, bastam algumas medidas para evitar que falhas dessa magnitude aconteçam.

Não personalizar os contatos


Um dos erros mais comuns é não personalizar os contatos. Embora a automação auxilie nesse processo, há negligência no momento de cadastrar os clientes. Hoje, o consumidor busca um contato individualizado. Sendo assim, o seu nome deve estar presente no título do e-mail. Além de tornar o contato mais pessoal, essa medida agiliza o processo, pois o cliente não precisa fornecer novamente os seus dados ao mudar de plataforma.

Não conhecer o público-alvo


Quando a equipe de vendas conhece com aprofundamento o público-alvo, torna-se mais simples planejar estratégias de vendas, que realmente sejam frutíferas. Ao identificar o público-alvo, o time comercial centraliza todos os seus esforços nos canais mais acessados pelos clientes. Dessa forma, é possível impactar um maior número de usuários. Além disso, as tomadas de decisão tornam-se mais assertivas e precisas.

Não conhecer o produto


Como vender algo sobre o qual não se tem o mínimo conhecimento? Para vender um produto, a equipe de vendas deve conhecê-lo em seus detalhes mais sutis. Muitas vezes, são eles que tornam determinado produto único e diferenciado. A partir daí o consumidor é convencido de que o produto é necessário por seu valor agregado. Na verdade, ele decide adquiri-lo, sem hesitar, pois sente segurança para fechar a transação.

Não monitorar os resultados


As métricas de vendas devem ser bem estruturadas e ajustadas aos objetivos da empresa. Entretanto, estes devem criteriosamente planejados, mas tangíveis para que sejam alcançados. Com empenho, determinação e preparo da equipe de vendas, o ciclo de vendas torna-se mais curto. Principalmente porque as métricas (taxa de conversão e ticket médio) foram analisadas em cada etapa da transação comercial.

Não saber interpretar os feedbacks


São constantes os feedbacks por parte dos clientes. Não apenas reclamações sobre atendimentos que deixam a desejar, como também a queda nas buscas por determinado produto, tudo é uma forma de resposta para a empresa. Cabe à equipe de vendas saber interpretar esses feedbacks para mudar suas estratégias ou continuar a usá-las. Normalmente, esse trabalho é em conjunto com a equipe de marketing.

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Fonte: Rock Content

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 25-08-2020 Artigos

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