5 passos para evitar vulnerabilidades em seu site

Além de corrigir os riscos, que tornam o site vulnerável a ciberataques, a equipe de TI deve proceder a testes de invasão nas páginas

5 passos para evitar vulnerabilidades em seu site

Uma das maiores preocupações dos usuários da internet é a segurança no acesso a sites. Principalmente quando acessam lojas on-line, onde inserem dados pessoas, como número do cartão de crédito e CPF. Nesse sentido, cabe à empresa aumentar a segurança durante a navegação para que as operações sejam realizadas em um ambiente protegido dos ciberataques e outros problemas, que aumentam a vulnerabilidade do site.

Dessa forma, os clientes da loja virtual têm uma experiência de compra segura, pois as informações digitadas serão invulneráveis. Caso contrário, se essas informações dos usuários forem corrompidas ou desviadas em ataques digitais, a credibilidade e a reputação da empresa serão seriamente comprometidas. Para que isso não aconteça com sua loja virtual, confira abaixo os passos para evitar vulnerabilidades em seu site:

1º passo:


Primeiramente, é essencial realizar um apontamento minucioso sobre os ativos, que mantêm o site em funcionamento, como servidores, ou mesmo links externos. Com isso, torna-se mais fácil identificar prováveis riscos de ataque para que medidas de segurança sejam efetivamente tomadas. O mais importante é garantir que todas as informações inseridas no site estejam, de fato, protegidas.

2º passo:


O próximo passo é realizar uma varredura completa de possíveis vulnerabilidades no site. Atualmente, há excelentes ferramentas digitais, que cumprem essa função com eficiência e precisão, como Tripwire IP360 e OpenVAS. Ambas monitoram automaticamente as páginas para identificar riscos iminentes, que podem comprometer a segurança do site.

3º passo:


Ao identificar quaisquer vulnerabilidades, é fundamental separá-las em níveis de risco para tomar as melhores medidas. Para isso, basta listar cada vulnerabilidade e classificá-la conforme o grau de risco e a amplitude do problema. Nesse sentido, os riscos mais sérios devem ser bloqueados imediatamente pela equipe de TI.

4º passo:


Além de corrigir os riscos, que tornam o site vulnerável a ciberataques, a equipe de TI deve proceder a testes de invasão nas páginas. Para isso, basta realizar várias simulações dos ataques digitais mais comuns feitos por hackers. O objetivo principal é identificar, de forma prática, os riscos de vulnerabilidade mais perigosos.

5º passo:


Seguir todos os passos acima ainda não é o bastante. Como o universo digital é dinâmico e continuamente exposto a riscos, o monitoramento de possíveis vulnerabilidades deve ser contínuo. Nesse prisma, é indispensável garantir a segurança máxima das páginas do seu site para que os usuários possam inserir seus dados sem receios nem preocupações.

Conheça os Cursos CPT da Área Desenvolvimento de Softwares:

Desenvolvimento de Sites - Parte 1 - HTML

Desenvolvimento de Sites - Parte 2 - CSS

Desenvolvimento de Sites - Parte 3 - JavaScript

Fonte: Rock Content

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 16-01-2021 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.