Administração verde no ecoturismo

Saiba aplicar a administração verde e responsável na sua agência de ecoturismo.

Administração verde no ecoturismo    Artigo CPT
As agências de ecoturismo são um ótimo investimento para aproveitar o espaço da sua fazenda ou sítio!
Além de poder, torná-lo produtivo você pode garantir uma renda extra com o turismo ecológico, considerando então a natureza como seu produto nada melhor que implementar uma administração verde e responsável, da maneira que o professor Werter Valentim, ensina.


Administração Verde Responsável


Algumas recomendações para uma administração verde são:

— Considere necessidades imediatas e futuras dos hóspedes e viajantes;

— Integre todos os aspectos econômicos, ambientais e culturais da área em seu planejamento;

— Considere estratégias de desenvolvimento alternativas e opções para o uso da terra que levem a questão ambiental e social em consideração;

— Minimize os danos culturais, ambientais e sociais às comunidades anfitriãs através de uma avaliação abrangente de impactos ambientais em comum acordo com os habitantes e autoridades locais;

— Monitore os impactos ambientais de outros setores ligados ao turismo;

— Desenvolva e introduza metodologias para melhorar o padrão ambiental afetado pelo setor turístico e seus parceiros; e

— Reconheça que um ritmo de desenvolvimento consoante com a situação local fornecerá tempo para um planejamento, desenvolvimento e monitoramento de projetos apropriados, com benefícios a longo prazo.


Parceria com a comunidade


Um dos objetivos mais citados do ecoturismo é a valorização da cultura local e a melhoria das condições de vida da comunidade onde o empreendimento está instalado. Dessa forma, o empreendedor deve considerar os recursos humanos disponíveis na comunidade e capacitá-los por treinamento para executarem as mais diversas funções no empreendimento.


Esta atitude acabará gerando novos empregos, melhoria no padrão de vida das famílias locais através do salário que essas pessoas receberão e das noções de higiene e limpeza que levarão para dentro de suas casas, e contribuirá para a conscientização da população nativa na preservação de seus recursos naturais ou culturais, enfim essa integração da comunidade local com o empreendimento traz lucros para ambas as partes.



Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 17-05-2022 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.