Como equilibrar trabalho e vida pessoal

Muitos profissionais adoecem devido à cobrança excessiva que fazem a si mesmos, o que impacta negativamente na vida pessoal

Como equilibrar trabalho e vida pessoal

Muitos profissionais adoecem devido à cobrança excessiva que fazem a si mesmos. Eles deixam o estresse do trabalho dominar a sua vida pessoal. Essa pressão impacta negativamente no relacionamento com amigos e familiares. Cabe ao profissional evitar que isso aconteça, com mudança de hábitos e escolhas que equilibrem trabalho e vida pessoal. E tudo começa com um bom bate-papo com o chefe.

Seja sincero com o chefe


Se você está à beira do estresse ou já se deixou dominar pela pressão do trabalho, compartilhe com o seu chefe esse problema. Certamente, ele não faz ideia do que, de fato, acontece com você. Ele avaliará seu caso e conversará com o pessoal do RH para buscarem uma forma de solucionar essa situação. Em casos mais sérios, somente a conversa não é suficiente. Nesse prisma, a ajuda de um profissional, como psicólogo ou psiquiatra, torna-se fundamental.

Normalmente, profissionais estressados entram em depressão, desenvolvem a síndrome do pânico, ou mesmo adquirem problemas cardíacos. Daí a importância da interferência de um especialista. Será ele que atestará o seu quadro de saúde. Entretanto, não se permita chegar a esse ponto. Busque soluções e mecanismos para minimizar a pressão e a sobrecarga de funções. Sua saúde agradece!

Adote novos hábitos


Em sua rotina de trabalho, adote novos hábitos. Estabeleça prioridades profissionais e pessoais. Busque o equilíbrio, a moderação, o meio-termo entre trabalho e vida pessoal. Ambos são igualmente importantes. Exercite o autocontrole e o autoconhecimento. Você colherá resultados surpreendentes e se tornará uma pessoa muito mais feliz, realizada e satisfeita profissional e pessoalmente.

Comece o seu dia com meditação ou alguma atividade física, que harmonize corpo e mente, como ioga. Natação, corrida e dança também são perfeitas para a boa saúde física e mental. Tudo depende de você!

Busque maior flexibilidade


Pense na possibilidade de trabalhar em casa, pelo menos, dois dias da semana. Além de evitar o transito estressante, sua produtividade aumentará. Entretanto, para isso, é importante disciplina, concentração e comprometimento com o trabalho. Se você quiser uma flexibilidade ainda maior, busque um novo emprego, no qual você só trabalhe em casa. Atualmente, o home office tem se tornado uma atividade profissional cada vez mais comum.

Pare para relaxar


Jamais deixe de tirar férias com a família, os amigos, ou mesmo sozinho. No período de descanso prolongado, suas energias são renovadas para que você possa recomeçar as funções profissionais bem-disposto e motivado. Afastar-se do ambiente de trabalho traz mais equilíbrio e harmonia ao corpo e à mente. Até mesmo feriados prolongados já ajudam a relaxar e curtir os dias de folga com tranquilidade.

Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Como evitar o estresse no ambiente de trabalho."

Fonte: administradores.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 21-02-2020 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.