Como fazer uma boa gestão do tempo

Trabalhar excessivamente é cansativo e pouco produtivo, por isso, é importante administrar bem o tempo e poupar energia

Como fazer uma boa gestão do tempo

“Trabalhar excessivamente é cansativo e pouco produtivo, por isso, é importante gerenciar bem o tempo e poupar energia. Com disciplina, economiza-se tempo e, com técnica, economiza-se energia. Nesse sentido, deve-se estabelecer dia, horário e duração para a execução das tarefas e observar se elas estão sendo realizadas com eficiência e qualidade”, afirma Marcos Antônio Barbosa, professor do Curso CPT Gerenciamento do Tempo.

Para fazer uma boa gestão do tempo:

Diga não!


Sobrecarga de trabalho normalmente é originada do acúmulo de tarefas por não saber dizer não. Por esse motivo, é importante saber quando (ou não) aceitar uma atividade. Se existem muitas atividades prioritárias a serem realizadas no dia, a dica é não aceitar novas, pois certamente algumas delas deixarão de ser feitas a tempo.

Delegue tarefas!


Outra forma de não sobrecarregar o seu dia com um volume imenso de atividades é com a delegação de tarefas. Entretanto, é bom lembrar que delegar tarefas não significa deixar de cumprir com suas obrigações. Principalmente quem ocupa cargos de gestão deve delegar algumas funções e responsabilidades aos membros de sua equipe.

Multitarefas não!


Já foi o tempo em que ser multitarefas era uma qualidade procurada por parte dos empregadores. Entretanto, com o passar dos anos, descobriu-se que realizar múltiplas tarefas impacta negativamente na produtividade, além de gerar resultados nada satisfatórios quanto à qualidade da conclusão das atividades.

Xô procrastinação!


Quando uma tarefa é complexa ou entediante, normalmente, a tendência é cair na procrastinação. Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber o real valor da tarefa e qual o prazo para a sua conclusão. Se uma tarefa exigir mais tempo para ser realizada, basta pedir ajuda a alguém ou dividi-la em tarefas menores.

Importância dos intervalos


Muitas vezes, uma atividade não evolui devido ao cansaço ou à falta de concentração. Para repor as energias e voltar a se concentrar nas atividades, com dedicação e empenho, nada melhor do que um intervalo. Na pausa para um cafezinho, ou mesmo para ouvir uma música suave, mente e corpo são renovados para voltarem ao trabalho com força total.

Priorização de atividades


Uma forma eficiente de gerenciar bem o tempo é com a organização das atividades por grau de prioridade. As tarefas importantes e urgentes devem ser realizadas em tempo hábil e, portanto, devem ser prioritárias. Enquanto outras tarefas não exigem tanta atenção e podem ser realizadas posteriormente, pois não são prioritárias.

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Fonte: Treasy

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 10-12-2020 Artigos

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