Como receber um novo colaborador na empresa

A integração do novo colaborador na empresa começa com sua recepção pelo chefe de setor e colegas de equipe

Como receber um novo colaborador na empresa

A integração do novo colaborador na empresa começa com sua recepção pelo chefe de setor e colegas de equipe. Tudo deve estar pronto para receber o novo membro do time para que ele se sinta à vontade, principalmente no primeiro dia. Dessa forma, o ambiente de trabalho torna-se acolhedor e propício à rápida e saudável adaptação do recém-contratado às novas funções a serem desenvolvidas.

Espaço de trabalho


Antes da chegada do novato, é indispensável preparar o espaço de trabalho onde ele realizará suas tarefas profissionais. O local deve estar limpo e organizado, com mesa e cadeira confortável, além de computador e telefone com os números de ramal dos outros setores disponíveis. E-mail corporativo e login devem ter sido cadastrados previamente. O mesmo vale para o acesso de segurança na empresa por biometria.

Esclarecimento de dúvidas


Cabe ao chefe de setor tirar as dúvidas do novo colaborador concernentes à missão, à cultura e aos valores da empresa. Nesse momento, é primordial mostrar-se acessível ao recém-contratado para que ele se sinta acolhido e seguro. Uma dica é chamar o colaborador para tomar um cafezinho e bater um papo descontraído. Além disso, no primeiro mês, é importante delegar o processo de integração do novo contratado a um funcionário mais experiente.

Integração na equipe


Para a evolução do recém-contratado, é imprescindível estimular o bom relacionamento deste com a equipe, assim como facilitar sua adaptação à cultura da corporação. Com isso, o novo colaborador entenderá melhor como funciona a empresa, desde as atividades operacionais até os valores nos quais se alicerça a organização. Contextualizar o novato quanto à importância de suas funções para o crescimento da empresa também é essencial.

Tour pela empresa


O novo funcionário deve conhecer a história da empresa, suas conquistas realizadas e projeções para o futuro. Isso pode ser feito durante o tour pela empresa mostrando ao colaborador os setores e áreas comuns (banheiro e refeitório). Este também é o momento para explicar as regras quanto a horários e códigos de conduta, além de direitos e deveres listados na regulamentação interna da empresa.

Capacitação profissional


Como motivação ao novo colaborador, é fundamental deixar claro que a empresa pode contribuir com o seu desenvolvimento profissional. Sendo assim, explique sobre cursos e treinamentos oferecidos periodicamente pela corporação. Destaque a importância da capacitação profissional para uma carreira de sucesso. Certamente, o recém-contratado se prontificará a enfrentar o desafiador cargo com determinação, comprometimento e coragem.

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Leia o artigo "A importância de fortalecer os alicerces da empresa."

Fontes: michaelpage.com.br; gestaodeempresas.net

Andréa Oliveira 23-07-2019 Artigos

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