Contabilidade e gestão de custos

A gestão de custos pode te salvar na hora de fazer a contabilidade da empresa!

Contabilidade e gestão de custos    Artigo CPT

 

Cuidar de uma empresa é mais difícil do que parece ser, porém, com as dicas do Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres do Curso CPT de Administração Financeira na Pequena Empresa esse desafio pode ser mais fácil, a gestão dos custos da sua empresa será um diferencial na hora de fazer a contabilidade, com esse planejamento você garante um bom funcionamento e a eficiência no seu negócio, um bom negócio precisa de cuidados de qualidade!

A contabilidade auxilia na gestão de custos?


A contabilidade consiste no processo sistemático e ordenado de registrar as alterações ocorridas no patrimônio de uma empresa. Todavia, a depender do usuário e do tipo de informação requerida, a contabilidade pode assumir diferentes formas, apresentadas como:


♦ Contabilidade financeira: condicionada às imposições legais e requisitos fiscais.
♦ Contabilidade gerencial: voltada à administração de empresas, não se condiciona às imposições legais, tem o objetivo de gerar informações úteis para a tomada de decisões.
♦ Contabilidade de custos: voltada à análise dos gastos realizados pela empresa no decorrer de suas operações.


A Contabilidade de Custos é importante?


A Contabilidade de Custos pode ser definida como o processo ordenado de usar os princípios da contabilidade geral para registrar os custos de operação de um negócio.


Dessa forma, com informações coletadas das operações e das vendas, a administração pode empregar os dados contábeis e financeiros para estabelecer os custos de produção e distribuição, unitários ou totais, para um ou para todos os produtos fabricados ou serviços prestados, além dos custos das outras diversas funções do negócio, com o objetivo de operar de forma racional, eficiente e lucrativa.


O nascimento da Contabilidade de Custos decorre da necessidade de informação confiável e em maior número, que permita uma tomada de decisão correta após o advento da Revolução Industrial. Anteriormente à Revolução Industrial, a contabilidade de custos praticamente não existia, já que as operações resumiam-se basicamente em comercialização de mercadorias. Nessa época, os estoques eram registrados e avaliados por seu custo real de aquisição.


Com a Revolução Industrial, as empresas adquiriram matéria prima para transformar em novos produtos. O novo bem criado era resultante da agregação de diferentes materiais e esforços de produção, constituindo o que se convencionou chamar custo de produção ou fabricação.


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Por Eduardo Silva Ribeiro.

Eduardo Silva Ribeiro 19-04-2022 Artigos

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