Muitos empreendedores têm receio de implantar um telemarketing, em virtude da falta de informação, ou por temerem o insucesso. É preciso planejar essa ampliação, já que, em função da alta viabilidade do empreendimento, ela se dará rapidamente. Quem investe em um telemarketing e trabalha seriamente pode esperar: o retorno é excelente!
No Brasil, as empresas já trabalham nas principais áreas do telemarketing. São elas:
1 — Atendimento: o teleatendimento refere-se ao uso do telefone apenas para simples atendimento. Esse tipo de telemarketing é utilizado, por exemplo, por secretárias ou telefonistas.
2 — Vendas (ativa e receptiva): é uma das maiores aplicações do telemarketing, também conhecida como televendas.
3 — Promoções: a telepromoção tem como finalidade promover, junto ao cliente alvo, determinado produto, serviço ou marca. É a propaganda direcionada e objetiva através do telefone.
4 — Veiculação: realizada pelo telemarketing, após o trabalho da mídia, tem a função de difundir, transmitir e propagar no mercado o produto ou serviço.
5 — Atendimento a reclamações: orientação e informação ao consumidor realizados através do Serviço de Atendimento ao Consumidor — SAC.
6 — Apoio a vendas externas: trabalho que precede a equipe de vendas de campo, realizando contatos através do agendamento de visitas. Desempenha também uma variedade de funções de apoio, tais como qualificação de leads, verificação de posição de crédito, controle de pedidos e de entregas, entre outras.
7 — Cobrança: setor que precisa de preparo específico, pois exige uma linguagem especial. Os teleoperadores ligam para o cliente no intuito de negociar a dívida que o consumidor tem com a empresa.
8 — Assistência pós-venda: avalia o grau de satisfação do cliente em relação ao produto adquirido, além de procurar estreitar o relacionamento e conquistar a fidelidade do cliente.
9 — Compras: o responsável pelo setor de compras necessita desenvolver habilidades especiais, como conhecer profundamente o produto e as tendências do mercado, além de dominar técnicas de comunicação e negociação.
10 — Suporte ao varejo: serviço direcionado para a recepção dos produtos e assistência técnica, para que o varejo possa atender o consumidor, com qualidade e tempo hábil.
11 — Autorização de crédito: consultas telefônicas realizadas em empresas especializadas no campo de liberação de crédito.
12 — Pesquisa: dedica-se a pesquisas diversas como, por exemplo, pesquisa política, de qualidade de determinado produto ou serviço. Enfim, coleta dados que vão nortear ações empresariais ou institucionais, ou mesmo atender a interesses individuais.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas
Por Daniela Guimarães.