Habilidades procuradas por recrutadores em entrevistas

Além da formação técnica, os recrutadores procuram habilidades concernentes ao comportamento humano

Habilidades procuradas por recrutadores em entrevistas

“O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, onde obtêm destaque profissionais com capacitação de qualidade, que cultivam a inteligência emocional. Atualmente, além da formação técnica, os recrutadores procuram habilidades comportamentais, como capacidade de se relacionar com os colegas e trabalhar em equipe”, declara Jonas Pires, professor do Curso CPT a Distância e Online Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas.

Hoje, no campo profissional, a inteligência emocional é um dos quesitos principais avaliados em entrevistas de emprego em todo o país. Mesmo porque um profissional que trabalha a inteligência emocional desenvolve automotivação, empatia e habilidades interpessoais, além da capacidade de dominar as emoções. Sem tais aptidões, de nada adianta a formação acadêmica ou técnica.

Soft skills

As soft skills ou habilidades interpessoais ganham destaque na preferência dos recrutadores, em especial na seleção de profissionais de marketing, desenvolvimento de softwares e vendas. Segundo pesquisa realizada pelo Linkedln (rede social profissional), mais de 90% dos recrutadores concordam que as soft skills (como comportamento em determinadas situações) podem ser mais importantes que as competências técnicas.

Storytelling

Na área de marketing, por exemplo, os profissionais devem saber se relacionar bem com colegas de trabalho, chefes de setor e clientes. Além disso, devem buscar a inovação e a criatividade, bem como ser excelentes contadores de histórias motivadoras e esclarecedoras, capazes de inspirar e encantar as pessoas. Enfim, ter domínio dessa habilidade (storytelling) certamente coloca o candidato a frente dos demais no processo de seleção.

Automotivação

Cerca de 65% dos recrutadores da área de vendas afirmam que a produtividade dos vendedores é seriamente comprometida por falta de competência interpessoal. Para alcançarem resultados cada vez melhores, é indispensável que esses profissionais trabalhem a automotivação. Dessa forma, eles alcançarão suas metas, sempre dispostos a aceitar desafios, focados especialmente nos clientes.

Espírito de equipe

Outra habilidade buscada pelos recrutadores em processos seletivos é o espírito de equipe. O trabalho em equipe, onde todos participam ativamente, é estimulante e motivador. A capacidade de realizar atividades em conjunto, em um trabalho colaborativo, contribui significativamente com o crescimento da empresa e o desenvolvimento de todos os componentes do time.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Treinamento Profissional.

Leia o artigo "Você sabe fazer uma boa carta de apresentação?"

Fonte: msn.com

Andréa Oliveira 07-06-2019 Artigos

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.