''Marketing é todo conjunto de ações que você deve implantar na sua empresa para estimular o consumidor a adquirir o seu produto, ou o serviço, caso sua empresa seja prestadora de serviços'', afirma o Prof.ª Katsuê Watanabe do Curso CPT de Marketing para Pequenas Empresas.
Muitas pessoas confundem o termo Marketing, com propaganda. É muito mais do que isto. A palavra marketing pode ser desdobrada em market do inglês, mercado, e ing que é um sufixo inglês que designa ação. Marketing é ação para o mercado.
TIPO DE EMPRESA | CARACTERÍSTICAS |
1 — Inovadora: Antecipa as necessidades do cliente e lança produtos no mercado antes das outras. | É uma empresa criativa e atuante. Este tipo de empresa sabe o que é marketing: investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos e propõe soluções corretas. |
2 — Passiva: Não gosta de arriscar. Prefere ver para onde o mercado se inclina antes de tomar atitudes. | Falta de espírito desbravador. Este tipo de empresa até pode se sair bem, mas dentro de um limite. Se fosse mais ousada, obteria melhor resultado. |
3 — Fóssil: Sempre atou da mesma forma e não vê motivos para mudar. | Conservadora, fechada, complacente. Esta empresa precisa se voltar mais para fora e ficar atenta à necessidade do cliente, e não a seus próprios hábitos e tradições. |
Se você se encaixa nos números 2 ou 3, ATENÇÃO: você precisa dar uma reciclada nos seus conhecimentos sobre marketing e melhorar a sua estratégia antes que seja tarde demais.
Para que o cliente seja convencido a consumir o seu produto ou serviço, é preciso que você conheça bem todos os aspectos do marketing, e não apenas promoções ou técnicas de vendas. E é exatamente isto que você verá daqui para a frente.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.