O que é feedforward e qual a sua importância?

O feedforward projeta o desenvolvimento de novas habilidades no receptor ou o aprimoramento das já existentes

O que é feedforward e qual a sua importância?

O feedforward foca na melhora dos resultados, pois projeta o desenvolvimento de novas habilidades no receptor ou o aprimoramento das já existentes. Trata-se de uma importante ferramenta na gestão de pessoas como complemento de uma outra já famosa, conhecida como feedback. Esta última se concentra principalmente no aumento da produtividade do colaborador por meio da melhora no desempenho profissional.

Importância do feedforward


O feedforward permite ao colaborador sair da defensiva e não levar as críticas para o lado pessoal. Por meio dessa ferramenta, o interlocutor orienta o colaborador, de forma clara e objetiva, quanto ao desenvolvimento e ao aprimoramento de habilidades fundamentais para uma carreira de sucesso. Diferentemente do feedback mal planejado, que pode causar impacto negativo no colaborador.

Na verdade, o feedforward é de suma importância para o desenvolvimento profissional, pois é uma forma de estímulo às mudanças. Além disso, é o próprio colaborador que destaca os seus pontos fracos, que precisam ser lapidados para o aumento da produtividade. Por esses motivos, o feedforward é visto pelo colaborador como algo positivo, vantajoso e construtivo. Afinal, trata-se de um modo de agir para suprir uma necessidade real.

Feedforward na prática


Por meio do feedforward, o próprio colaborador adota um comportamento direcionado à mudança e o demonstra aos interlocutores. Depois, ele pede sugestões a todos para, juntos, definirem as melhores atitudes e os comportamentos mais produtivos para que essa mudança, de fato, aconteça. Tudo de forma tranquila e natural, sem ofensivas nem críticas.

No processo, o próprio colaborador faz perguntas aos demais para obter as informações necessárias. Entretanto, ele deve estar preparado para as respostas dos interlocutores. Além disso, é essencial ter plena noção do que realmente deve ser mudado no comportamento. Para isso, essas perguntas devem ser diretas e direcionadas para esse fim.

São diversas as perguntas que podem ser feitas aos interlocutores, como:

->O que eu devo fazer para mudar o meu comportamento?
->Como posso mudar meu comportamento na prática?
->Como devo agir para que essas mudanças comecem o quanto antes?
->Se eu começar a mudar agora, como estarei futuramente?
->Quais vantagens colherei dessas mudanças?

Conheça os Cursos CPT da Área Gestão:

Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1

Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2

Fontes: Smart Leader - blog.smartleader.com.br
              IBC - ibccoaching.com.br

Por Andréa Oliveira.

Andréa Oliveira 30-07-2020 Artigos

Faça já o Download Grátis

Download brinde E-book Manual Como Construir Uma Carreira de Sucesso

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.