Uma das principais preocupações dos empreendedores são os clientes insatisfeitos. Para lidar com isso, é importante trabalhar a inteligência emocional para encontrar equilíbrio. Dessa forma, torna-se mais fácil traçar estratégias, que contornem essa situação de forma satisfatória. Primeiramente, é fundamental não levar as críticas para o lado pessoal e extrair delas aspectos determinantes para recuperar a fidelização desses clientes.
Quando o cliente está insatisfeito com um produto, ele não corta imediatamente os vínculos com a empresa. Basta resolver o problema, com eficiência e rapidez, para que ele se sinta novamente satisfeito. Com isso, ele mantém a sua boa relação com a marca e faz propaganda positiva sobre ela, pois teve o seu problema resolvido com um atendimento personalizado, humanizado e eficiente.
Além disso, “considere as opiniões e críticas dos clientes e extraia delas detalhes importantes para que melhorias possam ser realizadas. Este é o caminho para superar as expectativas dos clientes e torná-los fiéis à marca”, afirma Hélvio Tadeu Cury Prazeres, professor do Curso CPT Fidelização de Clientes.
Quais as principais reclamações dos clientes?
Comprar produtos com defeitos
Quando o cliente compra um produto, ele cria uma expectativa de que o produto satisfará as suas necessidades. Após aguardá-lo por determinado tempo, nada pior do que recebê-lo com defeito ou diferente do que o cliente esperava.
Receber os produtos com atraso
Independentemente de comprar o produto para satisfazer as suas necessidades ou porque realmente precisava dele, o cliente quer recebê-lo o quanto antes. Quando o recebe com atraso, ele se sente frustrado e insatisfeito.
Ter dificuldade de trocar ou devolver os produtos
Nem todo o produto comprado pela internet é o que o cliente esperava. Seja por não ter servido, seja por desistência da compra, o cliente tem o direito de devolução ou troca. Se esse processo for burocrático e oneroso, o cliente sente-se insatisfeito.
Passar por muitos atendentes
Quando o cliente quer resolver um problema e passa por vários atendentes, que não conseguem resolvê-lo, ele se sente frustrado e insatisfeito com a situação. Principalmente por ter de repetir cada detalhe do problema com cada atendente.
Demorar muito tempo para ser atendido
Se o cliente tenta resolver um problema e o atendimento deixa a desejar, ele se sente insatisfeito em relação à empresa. Os canais de relacionamento devem garantir ao cliente eficiência e rapidez na solução de problemas.
Como satisfazer novamente clientes insatisfeitos?
->Conhecer o cliente para oferecer a ele produtos que realmente satisfaçam às suas expectativas;
->Capacitar a equipe de atendentes para que resolva os problemas com eficiência e agilidade;
->Expor ao cliente o quão importante é o seu feedback para a empresa;
->Estudar os hábitos do cliente para oferecer o melhor atendimento;
->Oferecer ao cliente canais de relacionamento humanizado;
->Ouvir, de fato, as reclamações do cliente para resolver o problema o quanto antes.
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Fonte: aberturasimples.com.br
Por Andréa Oliveira
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