Quais as vantagens do customer service?

Customer service é o setor responsável por receber as reclamações dos clientes, com o objetivo principal de realizar melhorias

Quais as vantagens do customer service?

Customer service é o setor responsável por receber reclamações dos clientes, com o objetivo principal de realizar melhorias. Assim, de forma estratégica, a empresa torna seus pontos fracos fortes. Vale lembrar que essa área não é responsável apenas por suporte técnico, mas também por várias outras funções. Caso ocorra algum problema com o produto ou serviço, por exemplo, todas as outras áreas da empresa são responsáveis.

Para prestar serviços com excelência, a equipe envolvida com customer service deve ser constituída de profissionais competentes e atuantes em outras áreas da empresa, prontos para explorar as melhores ferramentas para desenvolver suas funções com maestria.

Tanto o analista como o assistente de customer service atuam no atendimento ao cliente, dando suporte, tirando dúvidas e/ou administrando reclamações. Eles não apenas investigam como também fazem perguntas aos clientes, compreendem seus problemas e buscam as melhores soluções para a satisfação de todos. Sem falar que eles preveem problemas após analisarem atendimentos anteriores.

Vantagens do customer service

Vantagem competitiva


Quando uma empresa possui o setor de customer service, ela ganha vantagem competitiva em relação aos concorrentes que não contam com essa área. Isso porque ela consegue realizar melhorias nos pontos fracos, que foram externados nas reclamações dos clientes. Esse diferencial a coloca em destaque no mercado.

Fidelização de clientes


Quando uma empresa ouve os clientes e faz de tudo para resolver os seus problemas, o vínculo entre a empresa e eles é efetivamente fortalecido. Mesmo porque toda empresa deve entender que todo consumidor adora saber que sua voz é ouvida. No momento em que o relacionamento entre ambos se torna mais forte, a taxa de retenção de clientes aumenta, assim como a sua fidelização pela empresa.

Reputação positiva


Quando uma empresa valoriza o cliente, ela aumenta sua visibilidade no mercado. Logo os consumidores passam a difundir comentários positivos sobre ela, o que é extremamente vantajoso para os negócios. Com isso, constrói-se uma boa reputação para a empresa ampliando as chances de ela fazer novas parcerias com fornecedores e investidores.

 

Fonte: blog.octadesk.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 09-03-2022 Artigos

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