Gerenciar um telemarketing é uma tarefa complexa e, por assim ser, o gerente deve ter a consciência da responsabilidade que tem nas mãos: comandar o destino da empresa e das muitas pessoas que compõem sua equipe.
O gerente do TLMK deve possuir, principalmente, visão estratégica e vislumbrar sempre novas possibilidades. Ele precisa conhecer o mercado e desenvolver a capacidade de prever como ele estará daqui a dois ou três anos, bem como precisa conhecer bem os clientes e saber o que eles pensam e querem.
Ao mesmo tempo, precisa ousar e correr riscos para renovar e crescer sempre. É fundamental esclarecer, que quando se trabalha com TLMK, a todo o momento, surgem novos desafios e é preciso buscar estratégias de supervisão, gerenciamento e motivação da equipe. Essa atividade exige esforço contínuo, estudo permanente, muita criatividade e uma verdadeira obsessão por resultados.
O gerente de TLMK tem como missão fazer com que os teleoperadores sintam-se bem no trabalho, sintam-se valorizados, importantes, ajudando-os a levantar a autoestima, o que é fundamental para o sucesso nas vendas e garantir a excelência no atendimento.
Esse profissional precisa ter os dados computados para saber da eficiência da sua equipe. Ele precisa ser detalhista: pesquisar; buscar dados, soluções; detectar “furos”; ser “psicólogo”, para motivar sua equipe; ser esperto, para detectar “espertezas”, tanto do cliente desonesto, quanto do televendedor que tenta burlar o sistema para atingir metas; ser inteligente, para aprender a usar novas tecnologias e implantá-las; e “antenado”, para saber sempre o que há de novo e implementá-lo, pois a empresa que não se renova e não se atualiza também não permanece no mercado por muito tempo.
A qualificação para gerente deve ser, no mínimo, de nível superior, salvo raríssimas exceções. Esse profissional deve ter boa argumentação, tolerância à frustração, atenção concentrada, bom nível de conhecimento da língua portuguesa e conhecimento básico de telecomunicações e de softwares, Excel, e-mail e Word.
A globalização é um fator que interfere no ambiente de telemarketing. Muitas empresas no Brasil estão se inserindo no grande cenário de exportação mundial, por isso algumas empresas solicitam conhecimento de outra língua, como o inglês ou espanhol, para viabilizar as negociações internacionais.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Pequenas Empresas
Por Daniela Guimarães.