Você pode investir em vários tipos de modelo de negócio, os varejos são diversos e você pode ver qual o tipo que encaixa mais com sua realidade e atende melhor aos seus objetivos, pensando nisso, o professor Jonas Pires do Curso CPT de Capacitação de Atendente de Loja — Técnicas de Vendas, que explica melhor sobre os modelos de negócio.
Lojas de ponta de estoque: vendem as peças ou unidades remanescentes do estoque de uma rede de lojas e estão em constante liquidação.
⇒ Lojas de fábrica: vendem produtos das fábricas com pequenos defeitos ou irregularidades.
⇒ Lojas de conveniência: vendem produtos que não devem ser consumidos no estabelecimento.
⇒ Supermercados: vendem variados produtos para uso doméstico. As Lojas de departamentos são bastante extensas e oferecem diferentes linhas de produtos em departamentos independentes, como vestuário, decoração, brinquedos e mobiliário
⇒ Lojas especializadas: vendem apenas uma linha de produtos, como vestuário ou eletrodomésticos, entre outros tipos de varejo.
Nas lojas de conveniência, assim como nos supermercados, é feito o autoatendimento, e o atendimento se limita ao pagamento e embrulho, e o atendente assume mais funções, pois não há uma hierarquia complexa.
Esse tipo de loja não será estudado aqui, mas vale destacar que as lojas que fazem a venda de alimentos requerem treinamento específico para aqueles que lidam com o recebimento, a manipulação e o armazenamento de alimentos, relacionados à segurança alimentar. Assim, garante-se a qualidade dos alimentos e se evita a ocorrência de doenças nos clientes.
Mas, lembre-se, você jamais deve desfazer de um cliente ou tratar de forma diferente aquele que aparentar ser de público não contemplado pela loja. Essa atitude é considerada antiética e pode ter repercussão negativa para loja e para você, como profissional.
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial.
Por Eduardo Silva Ribeiro.