Segredos para melhorar os relacionamentos no trabalho

No momento em que aprendemos a entender o outro e a nos colocar no lugar do outro, construímos bons relacionamentos

Segredos para melhorar os relacionamentos no trabalho

Desde a infância, aprendemos a viver em sociedade e a nos relacionar com as pessoas. Quando nos tornamos adultos, passamos a conviver com o outro tanto na esfera pessoal quanto profissional. Nesse momento, descobrimos como pode ser difícil lidar com as diferenças e aceitar críticas e opiniões contrárias às nossas. No momento em que aprendemos a entender o outro e a nos colocar no lugar do outro, construímos bons relacionamentos.

Os bons relacionamentos nos oferecem a noção de pertencimento ao grupo, de que fazemos parte de algo importante e de que somos queridos pelo outro. E então, quer aprender a se relacionar melhor com colegas de trabalho e gestores? Confira as dicas abaixo!

Pratique a empatia


Como temos visão de mundo e comportamentos diferentes uns dos outros, normalmente nós nos aproximamos das pessoas por afinidade. Em outras situações, a aproximação ocorre por motivação ou necessidade. Em todos os casos, o relacionamento com o outro será harmônico se praticarmos a empatia.

Quando somos empáticos, nós nos colocamos no lugar do outro e entendemos os seus problemas, sem julgá-lo. Este é o primeiro passo para construirmos relacionamentos frutíferos no trabalho.

Pense antes de agir ou falar


A empatia deve ser praticada, dia a dia, no ambiente de trabalho, seja com os colegas seja com os gestores. Devemos nos lembrar de que nossas palavras e nossas atitudes impactam no outro e, por isso, é preciso pensar muito bem antes de agir ou falar algo que ofenda o outro.

Não podemos nos esquecer de que precisamos das pessoas assim como elas precisam de nós. Nesse sentido, devemos cultivar bons relacionamentos não apenas na vida pessoal como também no campo profissional. E isso requer prática diária!

Aprenda a se comunicar


A comunicação é uma das ferramentas mais importantes na construção de bons relacionamentos. Ao nos comunicarmos com o outro, devemos nos expressar, da melhor forma possível, para que não sejamos mal interpretados. Caso contrário, podemos afastar as pessoas ou mesmo abalar bons relacionamentos já construídos. Como dito anteriormente, antes de falar ou agir, devemos pensar para evitar mal-entendidos.

Invista em relacionamentos construtivos


Quando falamos em nos relacionar bem com as pessoas isso não significa que devemos criar vínculos com as pessoas erradas. Ao invés disso, devemos investir em relacionamentos construtivos, que nos façam bem e nos tragam bons frutos. Estamos falando de pessoas positivas, que contribuam efetivamente com o nosso desenvolvimento pessoal e profissional. Mas não se esqueça: a contribuição deve ser recíproca!

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Fonte: Administradores.com

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 14-04-2021 Artigos

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