O planejamento, para que seja bem feito, deve contar com a participação de todos os membros envolvidos em decisões. Deve ser flexível, simples e contínuo, ou seja, deve fazer parte da agenda de todos dentro da empresa.
Para que o planejamento seja completo é preciso definir: o que fazer, quando, como fazer, quem vai fazer e o sistema de acompanhamento e controle.
O planejamento aumenta em complexidade conforme o tamanho das empresas. Grandes empresas têm departamento exclusivo para planejar as suas ações. As pequenas empresas não necessitam de algo tão complexo, mas nem por isso deixarão de se orientar.
Existem vários tipos e níveis de planejamento nas empresas, com características e objetivos diferentes. Podemos citar o planejamento mercadológico, financeiro, da produção, de recursos humanos (ou do capital humano, para sermos mais atuais) e o organizacional.
O planejamento mercadológico orienta a empresa na atuação no mercado. Define a política de produtos e serviços, a segmentação de mercado, diferenciação, política de preços, plano de promoção e vendas, canais de distribuição, pesquisa mercadológica, fidelização de clientes, merchandising visual, dentre outros.
O planejamento financeiro trata do controle de todos os custos de produção e despesas de comercialização, plano de investimentos, plano de compras, controle de estoques, fluxo de caixa, orçamento e traça indicadores econômico-financeiros.
O planejamento de produção responsabiliza-se pelo plano da capacidade de produção, controle de qualidade, plano de aquisição de matéria-prima, utilização de mão de obra e expedição de produtos.
O planejamento de recursos humanos apropria-se dos estudos acerca da gestão do conhecimento e trata as pessoas não como recursos e sim como capital humano. Neste domínio, encontra-se o plano de recrutamento e seleção, plano de capacitação e treinamento, plano de cargos e salários e plano de promoções.
O planejamento organizacional elabora o plano diretor de sistemas, o plano de estrutura geral, o plano de rotinas, plano de informações gerenciais e plano de comunicações.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da Área Gestão Empresarial
Por Daniela Guimarães.