Controle o estresse

Atualmente, pode-se considerar o estresse crônico como um dos maiores males que afligem a humanidade. As tensões acumuladas no dia a dia são a grande

Atualmente, pode-se considerar o estresse crônico como um dos maiores males que afligem a humanidade. As tensões acumuladas no dia a dia são a grande causa do estresse contemporâneo.

O estresse está associado geralmente a distúrbios emocionais, tais como ansiedade, medo, depressão, insegurança, agressividade, hostilidade e comportamentos autodestrutivos.

A criação de estratégias bem-sucedidas para lidar com o estresse ajuda a minimizar seus efeitos disfuncionais sobre o organismo e permite que a pessoa opere em um nível ótimo de eficiência em diversas situações. Várias pesquisas científicas têm demonstrado que a meditação é, de fato, muito eficiente no controle do estresse crônico e na redução do nível de ansiedade.

A meditação Sahaja Yoga limita a produção excessiva de adrenalina, resultando na redução dos sintomas de ansiedade. Ademais, a ação da meditação sobre o sistema límbico, que é a unidade responsável pelas emoções, inibe a excessiva ativação da área que produz raiva e medo e estimula o centro responsável pela percepção de um estado de bem-estar.

Pesquisas feitas no Departamento de Fisiologia do Lady Hardinge Medical College and Associated Hospitals, em Nova Delhi, demonstraram, de forma conclusiva, que a prática da Sahaja Yoga permite que a pessoa atinja um estado de profundo relaxamento físico e mental, devido ao aumento da atividade do Sistema Nervoso Parassimpático e à redução da atividade do Sistema Nervoso Simpático, modulando, dessa  forma, o funcionamento do Sistema Nervoso Autônomo.

O resultado desse processo se traduz num conjunto de respostas favoráveis do nosso cérebro quando estamos em situações de alarme ou emergência diante das dificuldades normais da vida moderna.  E os impactos e danos causados pelos acontecimentos nefastos são suavizados por um melhor desempenho do sistema imunológico, que defende o organismo contra o ataque de micro-organismos (bactérias, vírus, etc), e assim pode-se experimentar uma notável melhora da saúde em geral.

 (Shri Mataji Nirmala Devi) 

Emprego e Renda 22-07-2012 Dicas da Edição

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.